A GMV foi a tecnológica selecionada para a assinatura de contrato com a Northrop Grumman para o desenvolvimento e fornecimento do centro de operações dos satélites ASBM-1 e ASBM-2 da Space Norway HEOSAT, no norte da Noruega.
A Space Norway HEOSAT, subsidiária da empresa estatal Space Norway, é uma empresa norueguesa fundada para administrar a Missão de Banda Larga por Satélite do Ártico (Artic Satellite Broadband Mission ou ASBM).
Os satélites ASBM-1 e ASBM-2, construídos pela Northrop Grumann sobre a plataforma GeoStar, constituem o núcleo do sistema da missão ASBM, concebido para funcionar em órbitas acentuadamente elíticas (HEO), para permitirem a conetividade de banda larga em latitudes para além das que podem alcançar os satélites geoestacionários.
Enquanto os satélites geoestacionários proporcionam cobertura a partir do Equador, os satélites ASBM vão utilizar as órbitas elíticas para cobrir o Ártico, especificamente aos 65º a norte e ainda mais norte, para oferecerem banda larga móvel aos utilizadores civis e militares no Ártico.
Cada um dos satélites, com lançamento previsto para finais de 2022, está equipado com cargas úteis para Inmarsat, Ministério da Defesa da Noruega e Força Aérea dos Estados Unidos.
O centro de controlo para a Northrop Grumman a desenvolver e a instalar pela GMV, inclui o sistema de processamento em tempo real de telemetria e comando baseado no produto Hifly, o sistema de dinâmica de voo baseado no FocusSuite, assim como o sistema de monitorização e controlo de equipamentos terrestres desenhado e parcialmente desenvolvido em Portugal, Magnet.
A GMV vai também fornecer soluções para o controlo da frota, como o Flyplan (para planeamento e automatização de operações) e o FleetDasboard que oferece conhecimento global do estado do sistema junto à CentralLog (que integra todos os eventos dos diferentes subsistemas).