A nova licenciatura da Universidade do Algarve (UAlg), em Gestão Marinha e Costeira, vai formar profissionais com competências “para intervirem na gestão integrada do mar e do litoral, na exploração sustentável e utilização dos recursos marinhos e na preservação e valorização do património natural, histórico, cultural e social relacionado com o oceano, as zonas costeiras e a economia azul”.
A UAlg, com este curso, vai ao encontro das grandes linhas de política relacionadas com o mar, sobretudo as ligadas ao alargamento da plataforma continental e com novas áreas de intervenção industriais no mar, e contribuir para dotar o país e as empresas de recursos humanos qualificados numa área económica em expansão.
A licenciatura em Gestão Marinha e Costeira vai formar técnicos qualificados para atividades de exploração dos recursos marinhos e costeiros, bem como para gestão da plataforma marítima para outras atividades, como sejam, as do turismo ou as da energia.
Os novos profissionais podem vir a colaborar em empresas especializadas nas áreas de “assessoria e peritagem relacionadas com a exploração e ocupação do mar e das zonas costeiras, nomeadamente conflitos sociais”, mas também em empresas relacionadas com a “utilização de tecnologias de observação, quer remota quer direta” e de “turismo náutico e costeiro”.
Os domínios “da qualidade da água e do substrato sedimentar” e o “desenvolvimento, fornecimento e distribuição de material de monitorização ambiental, quer de campo quer de laboratório,” são áreas empresariais onde os novos licenciados ficarão aptos a intervir.
Mas como refere a UAlg os licenciados em Gestão Marinha e Costeira possuem um largo mercado de trabalho onde podem vir a intervir dado que “existe um vasto conjunto de empresas privadas (com tendência para aumentar), atuantes nas áreas energéticas, dos transportes, da identificação e exploração de recursos, do ordenamento dos espaços marítimos e do estudo de impacte ambiental”.
De acordo com a UAlg, Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, considerou a iniciativa do novo curso um passo para “sustentar e dinamizar o setor empresarial em vários domínios da economia do Mar”.
Para António Branco, Reitor da UAlg, esta nova licenciatura enquadra-se na missão da Universidade dado que “o Mar está ligado à Instituição desde a sua criação e é sentido como seu património e estandarte”.
“Quer o Mar, quer os seus recursos, têm um papel muito preponderante nas diversas atividades que aqui (na UAlg) se desenvolvem, desde o ensino à investigação, sem esquecer a cooperação e a transferência de conhecimento”, referiu ainda o Reitor, citado em comunicado.
A licenciatura em Gestão Marinha e Costeira tem uma duração de 6 semestres (3 anos), e tem como provas de acesso um dos seguintes exames nacionais: Biologia e Geologia, Matemática A ou Geografia.
O curso já se encontra acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) e registado na Direção-Geral do Ensino Superior do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.