O Município de Santarém implementou soluções da Axis com câmaras de videovigilância de última geração para aumentar a segurança pública e otimizar a infraestrutura de rede existente, proporcionando vigilância permanente.
Na decisão do Município esteve a necessidade de aumentar a segurança na cidade, dado que a infraestrutura de segurança existente era insuficiente e que levava a um sentimento generalizado de insegurança entre os residentes, devido à falta de um mecanismo de vigilância contínua. A cidade contava com patrulhas policiais, mas estas não conseguiam dar resposta a todas as áreas, deixando algumas áreas vulneráveis, principalmente o centro histórico.
A opção foi por uma solução moderna que pudesse utilizar a infraestrutura de rede já existente, maximizando a cobertura de vídeo com um número limitado de pontos de rede, sem sobrecarregar o sistema. Paralelamente, era também fundamental garantir um nível elevado de cibersegurança, assegurando a proteção de todos os dados recolhidos pelas câmaras.
Aposta na Axis pela experiência e portefólio de equipamento flexível
Após um processo que durou dois anos, e que envolveu provas de conceito e avaliação de soluções disponíveis no mercado, o Município de Santarém selecionou a Axis por oferecer soluções que melhor se alinhavam com as necessidades, e serem únicas no mercado e com garantia de cibersegurança. Como refere a Axis a experiência da empresa na área de videovigilância e a importância dada à sustentabilidade e às políticas ambientais, entre outros, foram alguns dos pontos que contribuíram para a decisão da autarquia.
A flexibilidade do portefólio da Axis, que inclui câmaras panorâmicas e multisensor, como o conjunto Axis Q6100-E (multisensor) em combinação com a Axis Q6135-LE (PTZ), o Município de Santarém pode agora garantir a maximização do número de áreas cobertas com um menor número de pontos de rede. Além disso, a utilização de câmaras como a Axis P3727-PLE (multisensor de 4 lentes) e a P4705-PLVE (multisensor de 2 lentes), assim como a compressão de vídeo inovadora da Axis (Zipstream) também são consideradas essenciais para tirar partido da rede sem constrangimentos, bem como para otimizar a largura de banda sem comprometer a qualidade da imagem.
Destaca-se também a gestão e operação do sistema a serem realizadas através do Axis Camera Station Pro, um software que facilita a visualização de vídeos ao vivo, a pesquisa e exportação de gravações e a gestão do controlo de acessos. Para além de dispor de funcionalidades analíticas avançadas para pesquisa forense, o que se torna numa ferramenta essencial para a eficiência do sistema.
Uma solução com resultados rápidos
A partir da instalação da primeira câmara, a Polícia de Segurança Pública (PSP), que opera o sistema, pode confirmar as vantagens da opção do Município, tendo sido relatado que se observou uma melhoria significativa na segurança pública.
É conhecido que as câmaras de vídeo são uma ferramenta útil tanto na prevenção de crimes quanto na investigação, servindo como primeira resposta em situações críticas.
De acordo com o relatado pela Axis o Município pretende expandir a solução para outras zonas da cidade, incluindo escolas, o que pode mostrar a haver satisfação com o sistema instalado.
“A qualidade da solução da Axis, aliada à facilidade de gestão e operação, foi determinante para o sucesso do projeto até ao momento,” afirmou João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, citado em comunicado da empresa. “A colaboração com a Axis tem sido exemplar e estamos entusiasmados com a possibilidade de expandir a nossa rede de segurança nos próximos anos.”
“Este projeto com a Câmara Municipal de Santarém reflete bem a nossa missão de ajudar a criar um mundo mais seguro,” referiu Ricardo Pereira, Portugal Sales Manager da Axis Communications, também citado em comunicado. “Poder contribuir para a segurança desta cidade e apoiar a PSP no seu trabalho diário é algo de que nos orgulhamos imensamente. Esperamos continuar a colaborar com o Município no sentido de oferecer soluções que garantam a segurança de todos os cidadãos.”