Com a partida de Cancela Moura para a direção do Turismo do Porto e a renúncia de vereador do PSD na CM Gaia, abre-se uma porta para o entendimento entre as hostes dos apoiantes de Firmino Pereira e Cancela Moura.
No fundo, estão criadas as condições políticas para Luís Filipe Menezes poder voltar, se assim entender.
Todos sabemos que Luís Filipe Menezes é um político com dimensão nacional, que pode ser tudo e mais alguma coisa no espectro político português, porém a cidade de Gaia está à sua espera com carinho e ternura pela sua pessoa, mas também, pelo que ele representa em termos de imagem para a cidade de Gaia e para o Norte.
Firmino Pereira tem sido um baluarte no trabalho de sapa e de bastidores para que tudo se conjugue para uma vitória do PSD em Gaia, em 2025.
Soube que foi feita uma sondagem não divulgada que dá a Luís Filipe Menezes uma clara vitória com maioria absoluta, tendo como opositor o candidato do PS, previsível e falado – João Paulo Correia. Esta sondagem foi anterior à crise da queda do governo e ao que se passou na CM Gaia.
Se fosse hoje feita a sondagem seria, ainda, mais favorável.
Luís Filipe Menezes tem que voltar para a nossa cidade ficar no mapa das notícias pelas melhores razões e não por trafulhices e trafulhas.
Ser presidente da CM Gaia é muito mais fascinante e tem-se muito mais poder que ser Ministro ou deputado ou eurodeputado.
Essa ligação umbilical com os portugueses e os gaienses é algo que Luís Filipe Menezes sempre conseguiu, muito acima dos seus companheiros de partido.
Eventualmente um cargo à altura de Luís Filipe Menezes poderia ser presidente da Assembleia da República, mas para isso teria que ser eleito deputado. Não o estou a ver como figura decorativa.
Depois, ser presidente de uma câmara como Gaia, que é a 3.ª cidade em população (307.563), a seguir a Lisboa (548.703) e Sintra (388.767), segundo os censos de 2022. O Porto fica-se pelos 240.592 habitantes.
Mas atenção, Sintra tem 319,23 km², Gaia 168,46 km2 e Lisboa 100km2.
Gaia é a maior cidade do Grande Porto e é a 2.ª cidade e meia de Portugal. Gaia tem muito por onde crescer e fazer.
Gaia precisa de voltar a ter alguém que reúna os melhores e que acabe o que se começou. Só há uma pessoa, chama-se – Luís Filipe Menezes.
Luís Filipe Menezes é hábil, sabe ler o futuro e do que uma cidade necessita. E, mais, atualmente, vive em Gaia e a sua esposa, Ana Caetano Menezes, advogada, não se opõe a uma decisão sua.
Autor: Joaquim Jorge, biólogo, fundador do Clube dos Pensadores