Noite Europeia dos Investigadores de 2024 leva cientistas junto do público a abordar desafios globais

Noite Europeia dos Investigadores de 2024 leva cientistas junto do público a abordar desafios globais
Noite Europeia dos Investigadores de 2024 leva cientistas junto do público a abordar desafios globais. Foto: Rosa Pinto/arquivo

No dia 27 de setembro de 2024, sexta-feira, centenas de cientistas vão ser protagonistas do grande evento de comunicação de ciência na iniciativa Noite Europeia dos Investigadores, que este ano assume o tema “Ciência para Desafios Globais”.

Um evento que vai tornar as cidades de Lisboa, Braga, Coimbra e Évora os grandes polos de uma noite de ciência e que vai envolver nove parceiros fundamentais em áreas como a investigação, divulgação e inovação, através do consórcio “Science for Global Challenges (SCIGLO) – Ciência para os desafios globais”.

Em Braga, no Norte do país, cabe à Escola de Ciências da Universidade do Minho e ao International Iberian Nanotechnology Laboratory organizarem o evento, e conta com o apoio local dos Municípios de Braga, Guimarães e Famalicão “Região Empreendedora Europeia 2024”, a ter lugar no Fórum Braga, das 16h00 às 24h00.

Em Coimbra, no Centro do país, é o consórcio SCIGLO e a Universidade de Coimbra, com os centros de investigação, através do Instituto de Investigação Interdisciplinar, que assumem a realização do evento na zona da Baixa da cidade, das 17h00 às 24h00.

Em Lisboa, é a Universidade de Lisboa que coordena o consórcio através do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, onde atuam também os parceiros Universidade NOVA de Lisboa representada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – NOVA FCT, o ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, a Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e a Câmara Municipal de Lisboa. As atividades serão distribuídas entre o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Jardim Botânico de Lisboa e Jardim do Príncipe Real, das 17h00 e as 24h00.

Em Évora, no Sul, é à Universidade de Évora, que cabe a organização do evento, a ter lugar das 17h00 às 22h30 na Praça 1ª de Maio, ao Laboratório HERCULES contanto com o apoio da Reitoria, do Instituto de Investigação e Formação Avançada e das diferentes unidades de investigação.

Em cada uma das quatro cidades, investigadores e investigadoras irão desenvolver atividades, jogos e experiências que darão a conhecer os projetos de investigação em que estão envolvidos, destacando as suas contribuições para dar resposta aos desafios europeus e mundiais relacionados com o ambiente, economia e sustentabilidade social.

Um dos objetivos da Noite Europeia dos Investigadores com os eventos programados é sensibilizar o público em geral, com destaque para as comunidades escolares, para a relevância da investigação e inovação na Europa e em 2024 com destaque na preservação de recursos naturais, na economia verde, na descarbonização, na igualdade social e inclusão.

De uma forma geral é pretendido demonstrar a relevância das carreiras científicas e do investimento na ciência para dar resposta aos desafios globais, e em paralelo dar a palavra às comunidades, e aproximar quem investiga ciência da sociedade civil.

Mas para além de sensibilizar, a iniciativa pretende criar oportunidades para a partilha de preocupações e expetativas sobre como a ciência deve contribuir para encontrar soluções de forma a mitigar as consequências destes desafios transversais e promover o desenvolvimento sustentável.

A Noite Europeia dos Investigadores é uma oportunidade, para num ambiente aberto, interrogar os trabalhadores de ciência sobre questões que normalmente não são divulgadas fora dos espaços dos laboratórios.