Mais de 60.000 alunos de todo o país, representando mais de 500 estabelecimentos do ensino público e privado, responderam ao desafio pelo conhecimento em leitura, matemática e ciência, lançado pela Porto Editora, designado por LITERACIA 3D.
As primeiras fases do concurso realizaram-se nas escolas e nas sedes dos agrupamentos escolares. Agora, depois das duas fases de seleção, 62 alunos em representação dos 18 distritos e das duas Regiões Autónomas vão competir na final que terá lugar a 3 de junho, na Escola Secundária António Damásio, em Lisboa.
Os alunos vão executar testes nos domínios da leitura, da matemática e da ciência desenvolvidos em plataformas digitais, num ambiente de escola virtual.
A iniciativa é da Porto Editora e “tem como objetivo ajudar os alunos portugueses a desenvolverem as suas competências, a consolidar as aprendizagens e a elevar os respetivos níveis de conhecimento, procurando contribuir desta forma para o desenvolvimento dos índices educacionais e culturais do nosso país”, refere em comunicado.
A iniciativa LITERACIA 3D tem o apoio do Ministério da Educação e de outras entidades e personalidades ligadas à Educação e à Cultura, bem como possui o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República.