Delegação de eurodeputados viaja para EUA para discutir relações transatlânticas

Delegação de eurodeputados viaja para EUA para discutir relações transatlânticas
Delegação de eurodeputados viaja para EUA para discutir relações transatlânticas

A delegação do Parlamento Europeu para as relações com os Estados Unidos estará em Washington DC, EUA, de 9 a 11 de abril para contactos com representantes do Congresso dos EUA.

A visita dos eurodeputados ocorre quando estão previstas as tarifas sobre as importações de bens da União Europeia anunciadas pelo Presidente dos EUA, Donald Trump. Em Washington DC, a delegação, liderada pelo eurodeputado italiano Brando Benifei, tem agendados encontros principalmente com representantes do Congresso dos EUA, que tratarão em parte da preparação do próximo Transatlantic Legislators’ Dialogue (TLD), um fórum de líderes legisladores projetado para fortalecer as relações entre o Parlamento Europeu e o Congresso norte-americano.

No dia 10 de abril os eurodeputados terão encontros com membros do Comité da Câmara dos EUA que lida com a competição estratégica entre os EUA e a China, e com a nova liderança do Comité de Relações Externas da Câmara e membros do “Caucus” da UE da Câmara.

Os eurodeputados esperam que as discussões se concentrem nos desenvolvimentos na Europa, principalmente em relação à Ucrânia, bem como no comércio bilateral, na cooperação UE-OTAN, no futuro dos laços transatlânticos e nas relações com a China. Nos dias 10 e 11 de abril, os eurodeputados têm agendadas reuniões com representantes do Departamento de Estado dos EUA, bem como com think tanks e representantes da Câmara de Comércio dos EUA.

Os eurodeputados, que participam da delegação, são membros do bureau ampliado do Transatlantic Legislators’ Dialogue. Para além do eurodeputado Brando Benifei, a delegação é composta por: a vice-presidente do Parlamento Europeu Sophie Wilmès; o presidente do Comité de Relações Externas, David McAllister; o presidente do Comité de Comércio Internacional Bernd Lange e pelo relator permanente do Comité de Relações Externas para os EUA Michał Szczerba.