Um dos mais importantes pilares da proteção civil em Portugal, os Bombeiros desempenham um serviço fundamental em ações de socorro decorrentes de acidentes rodoviários, combate a incêndios, desastres naturais e industriais, emergência pré-hospitalar e transporte de doentes, assim como abastecimento de água às populações, socorros a náufragos, e inúmeras ações de prevenção e sensibilização junto das populações.
Ainda em meados do mês passado, numa fase crítica em que Portugal enfrentou dezenas de incêndios, em particular no Norte e Centro do país, ficou patente a coragem e a importância dos Bombeiros. Sendo que inclusive quatro “soldados da paz” tombaram em serviço da defesa e proteção das populações, o saudoso herói João Manuel dos Santos Silva, de 60 anos, durante o combate às chamas na freguesia de Pinheiro da Bemposta, no concelho de Oliveira de Azeméis, vítima de um problema cardíaco. E os saudosos e valentes Paulo Jorge Santos, Susana Cristina Carvalho e Sónia Cláudia Melo, quando o carro em que seguiam estes bombeiros de Vila Nova de Oliveirinha, foi apanhado pelas chamas no combate ao incêndio que lavrou no concelho da Tábua.
Exemplos de genuíno serviço de cidadania, às vezes sem o devido reconhecimento dos poderes políticos, as corporações de bombeiros em Portugal debatem-se constantemente com grandes dificuldades, resultantes da falta de meios financeiros, que em muitos casos entravam inclusive a prestação de serviços essenciais às populações.
Ao longo dos últimos anos, muitas destas dificuldades e entraves, agravados pelos contextos de debilidades económicas, têm sido mitigados e ultrapassados graças à generosidade de vários emigrantes portugueses, que um pouco por todo o território nacional são um apoio vital para o funcionamento de corporações e para a prossecução de relevantes serviços prestados pelos bombeiros às populações.
Um desses exemplos paradigmáticos encontra-se plasmado no altruísmo do emigrante luso-americano José Luís Vale, natural de Casal dos Crespos, freguesia de Nossa Senhora da Piedade, concelho de Ourém. O empresário na área da construção civil no estado norte–americano de Nova Jérsia tem nas últimas décadas dinamizado um conjunto significativo de iniciativas de apoios aos Bombeiros Voluntários de Ourém, uma entidade de utilidade pública e carácter humanitário que remonta aos primórdios da Primeira República.
A sua constante e desprendida generosidade com os Bombeiros de Ourém, contribuiu, por exemplo, para que em 2018, no âmbito do 106.º aniversário da corporação humanitária, fosse possível a chegada de um novo Veículo Florestal de Combate e Incêndios (VFCI-10).
Ainda recentemente, no passado mês de julho, José Luís Vale juntou num almoço-convívio na pátria de acolhimento dezenas de amigos e conterrâneos da comunidade luso-americana, angariando 15 mil dólares que foram encaminhados para os Bombeiros de Ourém procederem á aquisição de um veículo escada. O gesto generoso computou ainda no mês seguinte, a 20 de agosto a dinamização de um jantar no torrão natal, tendo então José Luís Vale, acompanhado de vários amigos, recolhido mais 3600 euros que foram entregues aos Bombeiros de Ourém
Refira-se que nesta iniciativa, que congregou vários emigrantes oureenses no território norte-americano, destacou-se igualmente o papel ativo do empresário e dirigente associativo David Oliveira. Natural da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, concelho de Ourém, David Oliveira é um renomado empresário metalúrgico no Yonkers, burgo do estado de Nova Iorque, onde tem sido no decurso dos últimos anos, um dos principais dinamizadores do Centro Comunitário Português. Nunca esquecendo as suas raízes, o emigrante natural da freguesia de Nossa Senhora das Misericórdias, tem ao longo dos anos contribuído também generosamente para a missão do corpo de Bombeiros de Ourém.
Neste sentido, estas ondas de solidariedade dinamizadas por José Luís Vale e David Oliveira em prol dos Bombeiros de Ourém, assim como outras iniciativas que estão ou foram dinamizadas noutras latitudes da diáspora em prol dos “soldados da paz”, dão amplo sentido à mensagem do mais alto magistrado da Nação, no âmbito do Dia Nacional do Bombeiro: «Mensageiros de esperança, os Bombeiros portugueses são o bastião que protege e socorre as nossas comunidades em situações de crise ou catástrofe e o garante de que, independentemente das circunstâncias, há sempre alguém, que com abnegação e altruísmo, se prontifica a ajudar o próximo. Que as múltiplas ações de reconhecimento público possam contribuir para o reforço das capacidades dos Bombeiros, permitindo-lhes desempenhar as suas funções com dignidade. O bem dos Bombeiros de Portugal é o bem de todos os Portugueses. Hoje e todos os dias, continuaremos a homenagear os nossos Bombeiros, verdadeiros guardiões da vida, da paz e da segurança».
Autor: Daniel Bastos, Historiador e Escritor