A BIG SMART CITIES alargada este ano a todo o país

Mais uma edição da BIG SMART CITIES que pode levar à concretização de mais projetos nos domínios das tecnologias inovadoras das designadas cidades inteligentes. A iniciativa da Vodafone e da Ericsson permitiu já a criação de três aplicações com sucesso no mercado.

BIG SMART CITIES

A BIG SMART CITIES é uma competição de empreendedorismo sobre “ideias de negócio de base tecnológica que melhorem o dia-a-dia de quem vive, trabalha ou visita uma cidade”, ou seja, ideias que liguem a tecnologia à cidade para tornar esta mais inteligente e que promovam a qualidade de vida dos habitantes.

Para esta quarta edição estão abertas as inscrições, até 4 de maio, em www.bigsmartcities.com. O prémio para o primeiro classificado é de 10 mil euros, seis meses de incubação no Vodafone Power Lab e uma viagem para conhecer um polo de inovação da Ericsson na Europa.

Mas os 20 finalistas também são contemplados com um programa de pré-aceleração de 9 semanas, onde recebem formação e mentoring.

Os promotores da competição identificaram, para a edição deste ano, quatro áreas – Smart Mobility, Smart Living, Smart Tourism e Smart Government. Estas áreas vão de encontro aos desafios que se colocam às cidades modernas, sejam “os desafios de ordem demográfica, territorial ou climatérica, bem como de partilha e gestão de recursos naturais (hídricos, energéticos ou de aquecimento global) e humanos (envelhecimento da população ou exclusão social) ”, é referido no comunicado dos promotores.

Vodafone e Ericsson introduziram na edição de 2016 um novo formato de competição, passando de formato local para ter uma amplitude nacional. As BIG city challenges, ou seja, as competições de nível local, vão decorrer no mês de abril no Porto, Coimbra, Évora e Lisboa. Os projetos dos potenciais empreendedores inscritos são avaliadas e é selecionado um finalista por cidade. Os quatro projetos selecionados recebem o prémio de 500 euros e ficam inscritos na BIG SMART CITIES.