A CaixaBank, Global Payments e Ingenico Group lançam programa internacional de inovação para startups para promover a criação de soluções inovadoras nos setores do comércio e financeiro. Para executar o programa é criada a empresa Zone2Boost participada pelo CaixaBank, em 40%, Global Payments, em 40% e Ingenico com 20%, e vai contar com a colaboração do IESE Business School.
A Zone2boost vai identificar iniciativas empresariais inovadoras no âmbito das tecnologias para o comércio e serviços financeiros e acompanhar o seu crescimento. As startups selecionadas vão beneficiar de financiamento e acesso a um espaço físico onde poderão desenvolver os seus projetos e trabalhar em contacto com outras empresas inovadoras, bem como uma equipa de mentores que lhes proporcionará formação e consultadoria à medida das suas necessidades específicas. A DayOne, divisão do CaixaBank especializada em serviços para startups e scaleups, irá fornecer crédito especializado adaptado a cada caso.
A Zone2Boost vai através da Ingenico, CaixaBank e Global Payments disponibilizar aos empreendedores o acesso à sua rede de clientes, tendo as mesmas preferência (embora não exclusividade) na incorporação de um projeto desenvolvido pelas startups do programa na sua oferta comercial.
O tempo de acompanhamento aos empreendedores é estimado entre os seis meses e os vinte e quatro meses. Um período em que as novas empresas podem evoluir desde as fases muito precoces (fase seed) até uma fase que lhes permita aceder ao mercado através de rondas de investimento A e B. O programa estará aberto ao estudo de startups de todo o mundo, embora, inicialmente, se concentre no ecossistema de Barcelona, cidade onde vai iniciar atividade e onde se fixará o espaço de trabalho, no futuro Pier02 da Barcelona Tech City.
A iniciativa Zone2boost vai ser lançada no último trimestre de 2019 e vai envolver um investimento inicial de 5 milhões de euros ao longo dos próximos 3 anos. Prevê-se que, com o espaço plenamente operacional, este terá capacidade para acolher três dezenas de empresas por ano, referiram na apresentação, em Barcelona, Juan Antonio Alcaraz, diretor geral do CaixaBank; Jeff Sloan, CEO da Global Payments; e Mark Antipof, director global de vendas e marketing do Grupo Ingenico.