Workshop gratuito sobre nutrição na doença renal crónica na NOVA Medical School

“Alimentação do Doente Renal em Hemodiálise” é um workshop gratuito organizado pela Associação Nacional de Centros de Diálise e Associação Portuguesa de Insuficientes Renais, dia 3 de abril de 2025, na NOVA Medical School, destinado a doentes, familiares e cuidadores.

Workshop gratuito sobre nutrição na doença renal crónica na NOVA Medical School
Workshop gratuito sobre nutrição na doença renal crónica na NOVA Medical School. Foto: Rosa Pinto

A Associação Nacional de Centros de Diálise (ANADIAL) e a Associação Portuguesa de Insuficientes Renais (APIR) organizam um workshop gratuito intitulado “Alimentação do Doente Renal em Hemodiálise”. O evento, destinado a doentes renais, familiares e cuidadores, está agendado para o dia 3 de abril de 2025, das 9h30 às 13h00, no Kitchen Lab da NOVA Medical School, em Lisboa.

O workshop será conduzido pela equipa de nutricionistas da NOVA Medical School, que acompanhará os participantes na preparação de um almoço adaptado às necessidades nutricionais específicas da doença renal crónica. No final, a refeição será partilhada, promovendo um momento de convívio e troca de experiências à mesa.

“Este workshop é uma oportunidade para capacitar doentes renais, familiares e cuidadores com conhecimentos práticos de nutrição, fundamentais para melhorar a qualidade de vida e gerir a doença renal crónica da melhor forma”, referiu Sofia Correia de Barros, presidente da ANADIAL, citada em comunicado da Associação.

Paulo Urbano, presidente da APIR, acrescentou: “Com este workshop pretendemos disponibilizar uma abordagem prática e quotidiana aos desafios que se colocam ao doente renal e à sua família, através da confeção e partilha de receitas saborosas e nutritivas sem comprometer as recomendações médicas.”

As Associações esclarecem que a alimentação desempenha um papel fundamental na vida do doente renal crónico, sendo uma parte integrante do tratamento e da gestão da doença. Para estas pessoas, cada escolha alimentar tem um impacto direto na sua saúde renal e no seu bem-estar geral. A alimentação do doente renal crónico deve respeitar quantidades e qualidades específicas, sendo que as principais preocupações dizem respeito às quantidades de energia, proteína, potássio, fósforo, sódio e água recomendadas.

Como indicado em comunicado as inscrições para o workshop são gratuitas, mas limitadas a 25 participantes, e os interessados podem inscrever-se até ao dia 28 de março de 2025.