A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou, hoje, que o candidato apresentado pela Holanda ao lugar de comissário europeu, Wopke Hoekstra, possui “uma forte motivação para o cargo e um grande empenhamento na União Europeia”.
Ursula von der Leyen indicou ainda que Wopke Hoekstra também possui experiência profissional relevante para este cargo. Assim, “decidi propor ao Conselho e ao Parlamento Europeu a nomeação do senhor Hoekstra para o cargo de Comissário”.
O Comissário holandês será responsável pela ação climática, sob a orientação do Vice-Presidente Executivo para o Pacto Ecológico Europeu, Relações Interinstitucionais e Prospetiva.
De lembrar que Wopke Hoekstra possui experiência em questões europeias, tendo sido vice-primeiro-ministro da Holanda e ministro dos Negócios Estrangeiros desde 2022, antes de 2017 a 2022 foi ministro das Finanças.
A Presidente da Comissão Europeia considera que a experiência governamental de Wopke Hoekstra “será uma grande vantagem, em particular para a diplomacia climática da Europa no período que antecede a COP28 e para o financiamento climático, bem como para a implementação de instrumentos legislativos relacionados com o clima”.
O político holandês sublinhou durante a entrevista com Ursula von der Leyen “o seu compromisso de prosseguir uma política climática ambiciosa e de manter um equilíbrio social em todos os esforços conjuntos necessários no caminho para a neutralidade climática”.