Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, visitou o Web Summit no último dia do evento. No final da visita, referiu que foi “um sucesso espetacular”, e acrescentou que tinha felicitado um dos organizadores por terem posto de pé em tão pouco tempo uma realidade para milhares de visitantes, sendo que para o ano se espera que sejam “80 mil”.
No Web Summit marcaram presença 1049 startups de todo o mundo, uma realidade a que o Presidente se referiu dizendo que “é uma loucura de startups, muitas delas portuguesas, cheias de futuro” e outras já “cheias de passado”.
Durante 3 dias, o Web Summit acolheu mais de 53 mil participantes, acrescentando o Presidente que é “gente que vem de todo o mundo” e que “são bem recebidos em Portugal”, e observou ainda: “Até o tempo está bom!”.
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao Web Summit foi rápida. Visitou apenas algumas startups portuguesas, tendo numa delas provado vinho português. A velocidade da deslocação do Presidente entre as bancadas das startups e o número de jornalistas e outros convidados que o acompanhavam levou a que muitos participantes se interrogassem sobre os motivos de ‘tanta agitação’. Desfeito o mistério foram vários os que fizeram ‘tudo’ para registar uma imagem com o Presidente.
Dados fornecidos pela organização indicam que no Web Summit participaram 53.056 pessoas oriundas de 166 países, e que 42% dos participantes foram mulheres, uma percentagem que indica ser devido à iniciativa ‘Women in Tech’
O evento foi acompanhado por 2.000 profissionais de meios de comunicação social de todo o mundo, o que permitiu a divulgação do evento à escala global. Também foram muitas as pessoas que através da página do Web Summit no Facebook assistiram às conferências, em especial as que decorreram no Meo Arena, tendo sido visualizadas por 4.207.053 pessoas durante os três dias da conferência.
Outros números indicam que as mensagens enviadas através da aplicação do Web Summit atingiu as 1.835.841, e a média de tempo gasto foi de 12,26 minutos.
Mais de 1.300 ‘influentes’ investidores tecnológicos do mundo, dos maiores fundos mundiais, estiveram no evento, bem como os CTO do Facebook e da Amazon, o fundador do Tinder, Sean Rad, e grandes figuras do desporto como Luís Figo e Ronaldinho.
A Meo foi a responsável pela infraestrutura de comunicações internet, e independente das falhas que ocorreram na sessão inicial, quando a ligação ao Facebook falhou, o sistema Wifi garantiu o fluxo de acessos e uma rede de cabo de fibra com 37.000 quilómetros ligou os diversos espaços e pontos de conexão.