A SIBS voltou a ser o Oficial Cashless Event Partner da Web Summit nesta edição de 2023, evento que, na semana de 11 a 19 de novembro, gerou um crescimento de cerca de 9% nas operações no Distrito de Lisboa face a 2022. Analisando apenas os cartões estrangeiros presentes no Distrito nesse período, o crescimento foi de cerca de 6,4%.
Os dados recolhidos pela SIBS mostram que o tempo de permanência em Lisboa dos estrangeiros que visitaram a Web Summit, 40% estiveram no Distrito de Lisboa no fim de semana anterior e 22,9% no fim de semana seguinte ao evento.
O SIBS Analytics revela ainda que os setores com maior número de operações foram os Supermercados, com 29,8%, a Restauração, com 26,3% e as Gasolineiras, com 4,3%.
No recinto do evento, e durante os quatro dias em que o mesmo decorreu, foram realizadas mais de 85 mil compras na Web Summit, com um valor médio por compra de 12€, e em que 81% do total das operações, no recinto, foram realizadas por cartões estrangeiros de 111 nacionalidades diferentes.
No TOP 5 de nacionalidades o Reino Unido volta a destacar-se como a que obteve um maior valor de transações com 9,2% do total, seguido pela Alemanha com 8%, Brasil com 4,5%, Holanda com 4,4% e Ucrânia com 4,3%.
Mantêm-se assim os países mais representados em 2022, com exceção dos EUA que foram substituídos este ano pela Holanda. O pico das transações deu-se no dia 15 de novembro, quarta-feira, às 13h15m, minuto que registou 144 transações.