Vindos de todas as partes do mundo, com origem em 159 países, inovadores, investidores, criadores de tecnologia, engenheiros, futuristas, mas também políticos, desportistas, artistas, jornalistas e altos representantes de grandes empresas e organizações mundiais começaram a chegar a Lisboa a alguns dias antes da abertura da maior conferência tecnológica mundial, a Web Summit.
Durante quatro dias, de 5 a 8 de novembro, Lisboa foi o centro mundial da inovação digital, reunindo num só espaço mais de 69 mil pessoas, onde realizaram mais de 554 mil encontros, indicaram os organizadores do evento.
Mais de 1.200 oradores animaram palestras e entrevistas, e entre os quais destacamos o Secretário Geral das Nações Unidas, Antonio Guterres; os Comissários Europeus Carlos Moedas e Margrethe Vestager, Tony Blair, antigo Primeiro-Ministro do Reino Unido, o criador da Web, Tim Berners Lee, e criador do Blogger, Twitter e Medium, Ev Williams.
Mais de 1800 startups encheram os quatro pavilhões da Feira Internacional de Lisboa (FIL), apresentando ideias inovadoras e exponde projetos e produtos que já estão a transformar o mundo.
Mais de 1.500 investidores em tecnologia marcaram presença na Web Summit tornado o evento na maior concentração de financiadores de capital de risco até agora ocorrido. Entre vários referimos Ray Dalio, Co-Chief Investment Officer da Bridgewater Associates, Alexis Ohanian e Garry Tan, co-fundadores da Initialized Capital, Mamoon Hamid, sócio da Kleiner Perkins, e Trae Vassallo, cofundador da Defy Ventures.
Mais de 2.600 jornalistas e outros técnicos de comunicação possibilitaram levar ao público em todas as partes do mundo notícias e histórias sobre as mais diversas perspetivas da revolução digital e dar a conhecer inovações, produtos tecnológicos revolucionários, bem como ideias futuristas globais. Entre os órgãos de comunicação internacionais destaca-se a presença de jornalistas da Bloomberg, CNN, CNBC, Euronews Wall Street Journal, The Guardian, Financial Times, Politico, Inc., Forbes, Mashable, Vogue, Venture Beat, Fast Company, Business Insider, e jornalistas nacionais da RTP, SIC, TVI, CMTV, RR, TSF e Agência Lusa.
A organização indicou ainda outros números, como: as 180 mil mensagens enviadas, mais de 813.500 exibições no perfil da app do evento, os mais de 935,6 mil quilómetros percorridos pelos participantes e os mais de 363,8 mil cafés consumidos.