A Volkswagen entrou no mundo dos veículos 100% elétricos com a estreia mundial do novo ID.3 em setembro deste ano, e o início da produção em Zwickau, em novembro. A Volkswagen considera que, na sua estratégia de eletrificação, o ano de 2020 será dominado pela introdução da família de automóveis ID no mercado.
Os primeiros carros ID.3 vão aparecer nas estradas europeias no verão de 2020, e nos próximos anos, a Volkswagen pretende tornar-se líder mundial no mercado de mobilidade elétrica tendo como plano um investimento de 33 mil milhões de euros de todo o grupo até 2024, incluindo o plano de investimento de 11 mil milhões de euros na marca Volkswagen.
A Volkswagen indicou que a meta estratégica é atingir a produção de um milhão de automóveis elétricos até ao final de 2023 e que em 2015 a marca deverá produz 1,5 milhões de carros elétricos.
Thomas Ulbrich, membro do Conselho de Administração da marca Volkswagen e responsável pela E-Mobility, referiu: “2020 será um ano chave para a transformação da Volkswagen com o lançamento no mercado do ID.3 e de outros modelos da família ID. a nossa ofensiva elétrica também ficará visível nas estradas”, e acrescentou: “O nosso novo plano geral para 1,5 milhões de automóveis elétricos em 2025 mostra que as pessoas querem mobilidade individual favorável ao clima – e estamos a torna-la acessível para milhões de pessoas”.
Estreia mundial e início da produção do ID.3
Com a estreia mundial do ID.3 no Salão Internacional do Automóvel IAA 2019, em setembro, a Volkswagen apresentou o primeiro modelo de uma geração de veículos totalmente elétricos. O ID.3 é baseado no Modular Electric Drive Toolkit (MEB) da Volkswagen e oferece autonomias de 330 a 550 quilómetros.
A versão básica do modelo vai ter um preço abaixo dos 30.000 euros. Pela primeira vez, a Volkswagen está a ofereceu a possibilidade de pré-reserva para o ID.3. Até o momento, mais de 37.000 clientes já reservaram um ID.3 e pagaram um depósito de pré-reserva.
O automóvel está a ser produzido na fábrica de Zwickau, que foi totalmente convertida para esta produção. A partir de 2021 vão sair da linha de produção 330.000 veículos elétricos por ano, tornando a fábrica de Zwickau a maior e mais eficiente unidade de veículos elétricos da Europa.
A Volkswagen está a preparar o início da produção de veículos da família ID. na China e nos EUA, tendo já começado a pré-produção na fábrica de Anting na China.
Volkswagen assume áreas de negócios relacionadas com a mobilidade elétrica
Ao mesmo tempo que desenvolve a produção de veículos elétricos, a Volkswagen também assumiu várias áreas estratégicas de negócios relacionadas com a ofensiva elétrica.
A Volkswagen está a avançar com o desenvolvimento da infraestrutura de carregamento, e já conta com mais de 10.000 clientes de energia. Juntamente com seus revendedores, a Volkswagen está a instalar suas próprias estações de carregamento. O plano é que até 2025 tenha instalado um total de 36.000 estações de carregamento por toda a Europa em concessionárias e fábricas.
A Volkswagen também lançou as bases para o desenvolvimento, teste e produção de células de bateria. Uma fábrica de células de bateria com capacidade para 16 gigawatt-hora deve ser desenvolvida em Salzgitter, a partir de 2020. O início da produção está planeado para o final de 2023 / início de 2024. Para isso, a Volkswagen firmou uma joint venture com o fabricante sueco de baterias Northvolt.
Perspetivas para 2020: lançamento do ID.3 no mercado
No próximo ano, a Volkswagen indicou que vai continuar e intensificar sua ofensiva elétrica. O ID.3 vai aparecer no mercado a partir do verão de 2020. O primeiro SUV totalmente elétrico – o modelo de produção em série do ID. CROZZ – irá celebrar a sua estreia mundial ao longo do ano e a produção deste veículo na fábrica de carros elétricos de Zwickau também deve começar em 2020. Em Anting, na China, a segunda fábrica da Volkswagen em todo o mundo vai começar a produção de carros elétricos baseados no MEB.