O Grupo Volkswagen abriu oficialmente, em 26 de janeiro, o ‘Future Center Asia’, um dos três centros mundiais que vai atuar com uma nova abordagem para imaginar as necessidades de mobilidade das pessoas no futuro e para criar soluções visionárias.
Jochem Heizmann, membro do Conselho de Administração da Volkswagen AG, e presidente e CEO do grupo Volkswagen na China, referiu: “Com esses centros, estamos a quebrar as barreiras tradicionais ao reunir designers de interiores e exteriores, especialistas em experiência de utilizadores e especialistas em Inteligência Artificial, em Cidades Inteligentes, em Navegação e em Engenharia”, a inspiração destas pessoas vai permitir “desenvolver produtos e serviços visionários para dar aos nossos clientes a sensação de estar em casa mesmo quando estão na estrada.”
O novo centro faz parte da rede global da Volkswagen de Future Centers, que incluiu também o ‘Future Center Europe’ localizado em Potsdam, na Alemanha, e ‘Future Center California’ em Belmont, Silicon Valley, nos EUA.
Os centros para conceções futuristas foram estabelecidos em regiões-chave para abordar a crescente diferenciação regional no mercado da mobilidade e aceder aos melhores talentos.
O ‘Future Center Asia’ irá fornecer soluções de mobilidade especificamente para os mercados chineses e asiáticos e ideias e conceitos que também podem ser transferidos para outras partes do mundo. As soluções de todos centros vão ser integradas nos produtos da marca.
Para Jochem Heizmann “o ‘Future Center Asia’ é um passo estratégico para o desenvolvimento futuro de soluções de mobilidade na China”, e acrescentou: “A velocidade vertiginosa com que os clientes chineses estão a adotar o estilo de vida digital e os veículos elétricos leva a que se pense em projetos e serviços. O ‘Future Center Asia’ será um think tank inspirador para a região e para o mundo. Sobretudo, será guiado pelas procuras dos atuais clientes e futuros”.
Torsten Schonert, Diretor do ‘Future Center Asia’ , referiu: “O ‘Future Center Asia’ irá concentrar-se em produtos e serviços visionários, tecnologias disruptivas, conceitos de Cidades Inteligentes e Navegação para responder às expectativas dos asiáticos”.
Como uma equipa interdisciplinar, o novo centro vai incorporar todos os aspetos da mobilidade no futuro, com os membros da equipa a inspirar-se mutuamente através da interação de diferentes perspetivas, que cada um traz para o processo. O objetivo ou horizonte estende-se “muito além do carro do futuro, pois procura identificar e resolver os desafios que irão surgir no futuro e dar resposta às necessidades de mobilidade das futuras gerações.“
Os três centros atuam como incubadoras globais de ideias inovadoras e como centros de competências que reúnem a criatividade e o conhecimento do Grupo.
O ‘Future Center California’ baseia em influências do Silicon Valley e concentra-se na melhor experiência de utilizador digital, no software UX e em soluções de mobilidade acessíveis, o ‘Future Centre Europe’ trabalha principalmente no desenvolvimento de futuros conceitos de mobilidade baseados em automóveis autónomos como o SEDRIC, bem como no design geral do veículo. O ‘Future Center Asia’ vai trabalhar intensamente em conceitos de design especiais para a China e para os mercados asiáticos. Um forte intercâmbio entre todos os centros vai permitir que as soluções de cada um sejam transferidas para todos os mercados a nível global.