No dia 12 de fevereiro, às 21h30, tem inicio a primeira visita do programa Moontosinhos de 2019. A visita é à Igreja do Mosteiro de Leça do Balio, famosa por, entre outras coisas, ter acolhido aquele que é considerado o primeiro casamento romântico da corte portuguesa, quando em 1372, uniu o rei D. Fernando a D. Leonor Teles, contrariando a vontade dos nobres e as conveniências políticas do reino.
A escolha desta visita decorre “na semana em que se festejam os favores românticos de São Valentim com a fase crescente da lua a tornar o apelo praticamente irresistível”. A visita, com um percurso dedicado a Leça do Balio e às “Histórias de amor nas vésperas do Dia dos Namorados”, guiada “pelo historiador Joel Cleto às histórias, às lendas e ao património de Matosinhos” em noites de lua cheia dá início a um novo ciclo de visitas.
Durante a visita vai ser anunciado o programa do Moontosinhos para 2019 e “antecipar o segundo ciclo de conferências “Conversas sob as estrelas”, para o qual Joel Cleto volta a convidar investigadores para ajudar a desvendar alguns dos monumentos de Matosinhos que não são habitualmente acessíveis ao grande público.”
Depois da “viagem pelos conturbados amores de D. Fernando e D. Leonor Teles, imortalizado diante do Mosteiro de Leça do Balio por uma notável escultura de Irene Vilar”, o programa do Moontosinhos de 2019 vai:
■ dia 18 de abril “revisitar a memória da pesca e dos pescadores;
■ dia 19 de maio até aos vestígios arqueológicos da Torre de Linhares e do Monte Castêlo;
■ dia 12 de junho, abordar a lenda do Senhor de Matosinhos;
■ dia 14 de setembro, é a vez dos “montantes” de Guifões;
■ dia 13 de outubro será a vez das capelas de Leça da Palmeira.
O ciclo de conferências “Conversas sob as estrelas” de 2019 é dedicado: “às histórias do Cemitério Paroquial de Leça do Balio; da Casa do Ribeirinho (a propósito dos 190 anos da execução de Bernardo Brito e Cunha e dos “Mártires da Liberdade”); do céu sobre a estátua do Homem da Maça no Monte de S. Brás, e dos primórdios da obra de Álvaro Siza Vieira.”
A participação nas visitas do Moontosinhos e nas conferências é gratuita, no entanto, é necessária a inscrição prévia. A inscrição pode ser feita através de correio eletrónico.