A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) dá o oitavo concerto do ciclo Novos Talentos do Jazz, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, dia 16 de março, às 22h00, e é convidado o vibrafonista Eduardo Cardinho. Um convidado “pouco usual no panorama do jazz nacional, o vibrafone fará a sua estreia no ciclo que a OJM dedica aos jovens solistas nacionais.
Do repertório do concerto, já anunciado, fazem parte dois temas inéditos da autoria de Eduardo Cardinho com arranjos dos saxofonistas José Pedro Coelho e João Pedro Brandão, da OJM. “Release Your Anger” é “um tema enérgico com uma melodia que é, em si mesma, um desafio com margem para o brilho ilustrativo da big band”, e “In Search of Light” remete “para um universo mais livre, com uma progressão harmónica em constante mudança que aponta um caminho sempre novo e imprevisível.”
Para além dos temas mais emblemáticos da OJM, destacam-se os compositores norte-americanos Maria Schneider e Kurt Rosenwinkel.
Eduardo Cardinho, licenciado em Jazz pela ESMAE, tem vindo a ser reconhecido com vários prémios, que incluem “o do Concurso Internacional em Fermo, da Festa do Jazz do São Luiz 2014. Como melhor Instrumentista, e do Prémio Jovens Músicos.”
A qualidade da música de Eduardo Cardinho tem colocado o vibrafonista num lugar de destaque entre os solistas “mais interessantes a surgir nos últimos anos em Portugal”. O Músico, natural de Leiria, estudou em Espinho e no Porto, e formou-se em vibrafone jazz “com a referência máxima deste instrumento no país, Jeffery Davis.”
Eduardo Cardinho gravou o seu primeiro CD em 2015, em quinteto, mas também “o podemos ouvir com os projetos Eduardo Cardinho & João Barradas Quartet, Eduardo Cardinho Lisbon Trio e Home.”
O ciclo Novos Talentos tem como objetivo “revelar alguns dos melhores solistas da nova geração do jazz português”. A iniciativa teve início em 2014 tendo, nessa altura, sido eleita a voz com instrumento, e neste caso a de Sofia Ribeiro, a primeira cantora convidada. Em 2015, a convidada foi Rita Maria. No final de 2015 ainda “houve tempo para o saxofone de Ricardo Toscano, e 2016 começou com João Mortágua. Com Mané Fernandes as atenções viraram-se para a guitarra. Em 2017 começou ao piano, com Gonçalo Moreira, a que se seguiu o acordeonista João Barradas.”
Oitavo concerto do ciclo Novos Talentos do Jazz, no Teatro Municipal de Matosinhos-Constantino Nery, com Eduardo Cardinho (vibrafone)
● Direção Musical: Carlos Azevedo
● Música: Eduardo Cardinho, Kurt Rosenwinkel, Maria Schneider, Pedro Guedes
● Madeiras: José Luís Rego, João Pedro Brandão, Mário Santos, José Pedro Coelho, Rui Teixeira
● Trompetes: Gileno Santana, Ricardo Formoso, Rogério Ribeiro, Javier Pereiro
● Trombones: Daniel Dias, Álvaro Pinto, Andreia Santos, Gonçalo Dias
● Secção Rítmica: João Salcedo (piano), Demian Cabaud (contrabaixo), João Cunha (bateria)
Repertório
● Release Your Anger, de Eduardo Cardinho (arr: José Pedro Coelho)
● In Search of Light, de Eduardo Cardinho (arr: João Pedro Brandão)
● Choro Dançado, de Maria Scheneider
● Hang Gliding, de Maria Scheneider
● Zhivago, de Kurt Rosenwinkel
● Use of Light, de Kurt Rosenwinkel
● Our Secret World, de Kurt Rosenwinkel
● Sargaço, de Pedro Guedes