Os prémios da 9ª edição do Concurso Internacional de Bailado do Porto (CIB) distinguiram os melhores bailarinos na área do Ballet Clássico e Contemporâneo, tendo sido entregues em cerimónia, no dia 7 de abril.
A vertente competitiva associada ao concurso é importante para os bailarinos, no entanto, é um modo para, no âmbito do CIB, permitir a atribuição de prémios monetários para apoiar a formação de bailarinos.
Lívia Saavedra, de apenas 10 anos, foi uma das premiadas. A bailarina do Pallco – Performing Arts School & Conservatory distinguiu-se como Melhor Solista Clássico e ganhou o prémio da Fundação Millenium BCP, no valor de mil euros.
A bailarina bracarense, Diana Faria, da escola de dança Ent’Arts destacou-se como Melhor Solista na área de Contemporâneo. Para além da distinção, a bailarina de 13 anos vai receber um prémio no valor de 500 euros, oferecido pela Vitacress.
O título de Melhor Grupo foi atribuído aos bailarinos da Cia de Dança do Pantanal, Brasil, com a apresentação da coreografia “Cultura Bovina”. O grupo vai também receber um prémio monetário no valor de mil euros, oferecido pela empresa Mazars.