Euro NCAP testou três novos modelos de veículos lançados no mercado, o Alfa Romeo Giulia, o SEAT Ateca e o VW Tiguan. Todos os três modelos de veículos foram classificados com cinco estrelas em segurança.
A avaliação dos veículos pelo Euro NCAP (European New Car Assessment) foi baseada no esquema de avaliação dupla disponível desde o início de 2016.
Na avaliação o Euro NCAP aplica a classificação padrão baseada em equipamentos de segurança padrão disponível em toda a gama de veículos, mas os fabricantes podem solicitar uma segunda classificação onde demonstrem que os veículos vêm equipados com segurança adicional.
“No caso do Giulia, Ateca e Tiguan verifica-se que os equipamentos de segurança padrão são superiores aos definidos como padrão em toda a Europa”, referiu a Euro NCAP, em comunicado.
Todos os três veículos oferecem sistemas autónomos de travagem de emergência (AEB, em inglês Autonomous Emergency Braking), que ajudam a evitar ou mitigar as colisões entre os carros e os peões. Os testes da tecnologia de segurança AEB foram introduzidos pelo Euro NCAP em 2014 para acidentes de carro, e em 2016 foram introduzidos os testes para atropelamentos.
A indústria automóvel tem vindo a responder de forma rápida à introdução desta tecnologia e há cada vez um maior número de modelos de veículos com estes sistemas de salva-vidas.
Sobre os sistemas AEB, Michiel van Ratingen, Secretário-Geral do Euro NCAP, refere que “quando os governos, grupos de consumidores e clubes de automobilismo de toda a Europa colaboram, podemos exercer influência na indústria automóvel que de outra forma seria difícil de alcançar”.
“Estamos satisfeitos por ver alguns dos principais fabricantes a introduzir o equipamento como padrão de segurança em toda a União Europeia”, disse Michiel van Ratingen.