O Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que os dados sugerem que antes da chegada da variante Delta, as vacinas reduziam a transmissão em cerca de 60%. Com a variante Delta, essa eficácia foi reduzida para cerca de 40%.
Assim, o responsável da OMS referiu: “Mesmo que esteja vacinado, continue a tomar precauções para evitar infetar-se e infetar outra pessoa, que pode morrer”. Por isso “continuamos a apelar a todos os Governos para que implementem uma abordagem abrangente e personalizada de saúde pública e medidas sociais para prevenir a transmissão, aliviar a pressão sobre os sistemas de saúde e salvar vidas.”
O Diretor-Geral da OMS também lembrou que “os antimicrobianos, incluindo antibióticos, antivirais, antifúngicos e antiparasitários, são a espinha dorsal da medicina moderna. Mas o uso excessivo e incorreto de antimicrobianos está a minar a eficácia desses medicamentos essenciais”.
Neste sentido o responsável da OMS referiu: “Usando antimicrobianos de maneira responsável e seguindo o conselho do médico, todos nós podemos contribuir para a preservação de antimicrobianos e prevenção da resistência aos medicamentos”.