O Município de Valença já consignou obra de recuperação do Bairro Social de Bogim e da reabilitação do edifício nº115 na Fortaleza de Valença. A obra de reabilitação do Bairro Social de Bogim, em Cerdal, num investimento de cerca de 1 milhão e 200 mil euros e um prazo de execução de 545 dias. A obra vai incidir nas 25 habitações, onde vivem 68 pessoas, distribuídas pelos três blocos, que constituem o bairro, da obra fazem parte os arranjos dos espaços exteriores envolventes.
A intervenção inclui a melhoria do comportamento térmico das habitações, a pintura das paredes interiores e exteriores das habitações, a uniformização da altura dos muros e ainda, a requalificação dos espaços exteriores de logradouro comum, como passeios e espaços verdes envolventes.
A obra no prédio 115, na Rua Mouzinho de Albuquerque, envolve um investimento superior a 400 mil euros. A empreitada tem um prazo de execução de 485 dias e permitirá disponibilizar, quatro novas habitações, dois T2 e dois T1. A obra envolve intervenções na cobertura, nas fachadas, em todo o interior do edifício, com a reorganização, na melhoria das condições térmicas e acústicas e na colocação de novas caixilharias.
Ambas as obras são executadas com o apoio do programa 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado através do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR). A implementação do 1º Direito, em Valença, resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e o IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana.