Em Valença, o novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre, junto à Ecopista e ao rio Minho, acaba de ser inaugurado. A obra, lançada pela Câmara Municipal de Valença e apoio financeiro do programa Norte 2020, orçou em 187 mil euros.
O novo espaço de fruição do rio Minho e das suas margens, bem como da Ecopista do Rio Minho, apresenta um conjunto de valências que irão dinamizar o turismo de natureza em São Pedro da Torre e bem como em todo o concelho de Valença.
“Esta é mais uma estrutura que aproxima Valença do rio e permite a fruição e o lazer de espaços naturais emblemáticos e de rara beleza que o concelho tem para oferecer”, referiu José Manuel Carpinteira, Presidente da Câmara de Valença, citado em comunicado da autarquia.
O Presidente da Junta de São Pedro da Torre, Cristóvão Pereira, também citado no comunicado, referiu: “Este espaço vai proporcionar excelentes condições para desfrutar do rio Minho e da Ecopista em São Pedro da Torre e servir, ainda, de apoio aos peregrinos do Caminho Português da Costa”.
O novo Parque Ribeirinho de São Pedro da Torre situa-se junto à Ecopista e ao Rio Minho, entre a Pesqueira de São Pedro da Torre e o Ribeiro das Insuas, com o antigo fortim térreo das Guerras da Restauração a sul. Um espaço que dispõe de parque de merendas com mesas, churrasqueiras, bancos, apoio de bicicletas, papeleiras, uma praceta, um baloiço e um slide.
A obra também envolveu a requalificada da rampa de acesso ao rio para embarcações que permitiu criar as condições técnicas necessárias para a carga e descarga de embarcações, em segurança. Uma obra que há muito era necessária e desejada, de apoio aos pescadores do porto de pesca de São Pedro da Torre, bem como às embarcações de lazer que encontram aqui um excelente ponto de acesso ao rio Minho. A obra também tratou dos acessos desde a rua do Frade até ao rio e no percurso atravessado pela Ecopista do rio Minho.
Para a autarquia de Valença a obra insere-se na estratégia de valorização da frente ribeirinha do Rio Minho e na gestão sustentável do património natural. Uma estratégia que levará também a um maior envolvimento da comunidade na preservação e na divulgação do seu território. De acordo com o indicado pela autarquia, da estratégia também parte a requalificação da Ecopista em São Pedro da Torre, o lançamento da obra de recuperação da Ecovia do Rio Minho entre Valença e Verdoejo e a valorização de outros espaços de lazer nas freguesias ribeirinhas do rio Minho.