A Câmara Municipal de Valença está a intervir em locais críticos de acumulação de águas pluviais do concelho num processo de prevenção para minimizar eventuais dados em pessoas e bens face à chegada de chuva, neste período de outono e inverno.
As principais intervenções decorrem no Ribeiro de Favais, na freguesia de Arão, a montante da EN 13, desde a Quinta do Amorinho e a jusante, até à rua do Regueiro, numa extensão de cerca de 800 metros, indicou a autarquia.
Para além da limpeza da linha de água e margens a intervenção inclui a limpeza do viaduto de Favais que atravessa a EN 13, numa extensão de 150 metros.
Com a intervenção em curso a Câmara Municipal indicou que pretende evitar os danos que, ano após ano, têm vindo a afetar os moradores e os comerciantes da zona de Favais, sempre que há grandes acumulações de água no local, provocada pela chuva.
Outra das intervenções levadas a cabo pela Câmara Municipal é no ribeiro de Albergaria, na freguesia de Arão, com a limpeza da ribeira e margens. Estes trabalhos vinham sendo pedidos já algum muito tempo pelos habitantes, para permitir um melhor fluir das águas no local e minimizar eventuais danos quando ocorram chuvas intensas.
A intervenção preventiva estende-se, também, a todas as ruas da Fortaleza com a limpeza e desobstrução de todas as sarjetas. A Câmara Municipal referiu que estes trabalhos vão continuar nos próximos dias, sobretudo na zona da Cidade Nova, da Ponte Seca e no Lido, em Gandra, bem como em outros pontos do concelho se se justificarem.
A Câmara Municipal de Valença informou que é aguardada uma intervenção pelas Infraestruturas de Portugal na Formigosa, na linha de água que separa Gandra e Cerdal. Nesta intervenção está prevista a limpeza da linha de água a montante e jusante da EN 13, bem como do aqueduto que atravessa a estrada nacional.