O Município de Valença está a promover uma iniciativa “Radar Social”, em parceria com as entidades do Conselho Local de Ação Social, para sinalizar e identificar pessoas em situações de vulnerabilidade social e ou em risco de pobreza e exclusão social.
Para o trabalho do projeto “Radar Social”, o próprio cidadão, vizinhos, familiares, Juntas de Freguesia, entidades policiais, instituições de saúde, instituições sociais, entre outros, podem comunicar sobre a existência das pessoas nas condições a que iniciativa se destina.
O projeto “Radar Social” submetido por candidatura da Câmara Municipal de Valença ao Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) representa um investimento de cerca de 170 mil euros, totalmente financiado, vem reforçar o compromisso do município com a inclusão e a coesão social.
𝐎𝐛𝐣𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨𝐬 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐭𝐨:
- Identificar e acompanhar situações de vulnerabilidade social no concelho;
- Agilizar o encaminhamento para respostas sociais adequadas;
- Promover a articulação entre serviços públicos, instituições e a comunidade;
- Reduzir situações de pobreza e exclusão através de uma intervenção próxima e personalizada.
Com esta iniciativa de carater social Valença dá passos concretos no combate às desigualdades, construindo um concelho mais justo, solidário e preparado para responder aos desafios sociais, indicou Município.