A Câmara Municipal de Valença adquiriu mais duas viaturas elétricas para os serviços de ambiente e verdes. O investimento, que foi superior a 150 mil euros, para além das vantagens económicas inerentes à mobilidade elétrica vem tornar o concelho mais sustentável e “amigo” do ambiente.
Uma das viaturas elétricas, que foi financiada, em parte, pelo Fundo Ambiental, é afeta ao serviço de recolha de bio resíduos, que foi recentemente implementado na Fortaleza de Valença. Uma recolha que decorre todos os dias da semana, a partir das 6 da manhã e é feita junto de todas as unidades hoteleiras e de restauração, bem como dos residentes do centro histórico, indicou a autarquia.
A autarquia indicou também que a outra viatura é afeta aos serviços dos verdes e limpezas urbanas e dá apoio ao transporte de trabalhadores, maquinaria, regas de espaços verdes e intervenções de limpeza e manutenção da Ecopista do rio Minho.
A aquisição das duas viaturas está inserida num processo gradual da Câmara Municipal de Valença de substituição da frota municipal por veículos mais sustentáveis e “amigos” do ambiente, com potencial na redução das emissões de CO2.