A vacina contra a gripe sazonal passa a ser gratuita, já na época 2023/2024, para todas as pessoas com 60 ou mais anos, bem como para outros grupos prioritários a definir pela Direcção-Geral da Saúde, indica despacho da Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares.
Até agora, a vacina era recomendada a todos os cidadãos com 60 ou mais anos, mas só era gratuita para os de 65 ou mais anos. O alargamento aos 60 anos irá garantir “uma maior equidade no acesso permitindo proteger ainda mais pessoas”.
O Ministério da Saúde (MS) lembra que a gripe é uma doença viral aguda das vias respiratórias, que pode ter particular gravidade nas pessoas idosas ou com doenças crónicas. A vacinação é uma forma fundamental de prevenir ou de atenuar a doença. Deve proceder-se à vacinação anual, para manter uma proteção eficaz e adaptada às variações que o vírus da gripe apresenta de um inverno para outro, o que implica alterações na composição da vacina em cada época.
Este ano a campanha de vacinação terá início na segunda quinzena de setembro e os utentes com mais de 59 anos, assim como os elegíveis das outras faixas etárias, poderão ser vacinados simultaneamente contra a COVID-19 e contra a gripe.
O MS indica que, no último inverno, Portugal voltou a ultrapassar a meta de 75% de cobertura vacinal contra a gripe sazonal proposta pela Organização Mundial de Saúde. Um sucesso de vacinação que o MS refere dever-se ao empenho das profissionais de saúde e à adesão voluntária dos cidadãos, com quem voltamos a contar este inverno.
De acordo com a portaria do ministro da Saúde publicado no Diário da República a administração da vacinação será feita pelas Farmácias comunitárias aderentes com agendamento prévio.