No concelho de Bragança 2.850 bovinos, com idade igual ou superior a dois anos, e 30.100 ovinos e caprinos de produções no concelho de Bragança foram, durante o ano de 2020, devidamente vacinados, com o apoio do Município, num investimento de 70 mil euros.
Através de protocolo estabelecido, em maio de 2020, entre o Município de Bragança e o Agrupamento de Defesa Sanitária – Associação de Criadores de Gado de Bragança, foram desenvolvidas, até ao final do mês de dezembro de 2020, de ações de profilaxia médica e sanitária de rastreio da tuberculose bovina, brucelose bovina, leucose enzoótica bovina dos ovinos e caprinos.
O Município de Bragança apoiou os criadores e produtores pecuários do Concelho, suportando os custos obrigatórios relacionados com a sanidade animal, e assim, reduziu o impacto negativo da pandemia provocada pelo novo Coronavírus na rentabilidade das explorações e permitiu mitigar os prejuízos relacionados com as quebras nas vendas de carne e escoamento de produtos.
Em todo o país têm vindo a ser desenvolvidos diversos programas de erradicação e vigilância de doenças de animais e ações de controlo para a prevenção de doenças constantes do Programa Nacional de Saúde Animal (PNSA), nomeadamente em bovinos, e nos pequenos ruminantes – ovinos e caprinos.
Estas ações de caráter profilático e sanitário, análises laboratoriais e abate sanitário de animais representa um custo que é suportado, em grande parte, pelos criadores e produtores que detêm os animais e a que estão legalmente obrigados.
Os produtores e criadores de animais bovinos, ovinos e caprinos vão poder contar em 2021, com o apoio do Município de Bragança, que indicou vai continuar a financiar a 100% a vacinação animal no Concelho.