A biotecnológica, Moderna, anunciou que a Health Canada aprovou a vacina de mRNA do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), a mRESVIA, para imunização ativa para prevenção de doenças do trato respiratório inferior causadas pelo vírus sincicial respiratório, em adultos com 60 ou mais anos de idade.
Para Stéphane Bancel, CEO da Moderna, trata-se de uma aprovação que “é um exemplo de como a nossa plataforma mRNA pode ajudar a enfrentar desafios significativos de saúde pública como o RSV”, e acrescentou: “Sendo o nosso segundo produto aprovado pela Health Canada, o mRESVIA sublinha o nosso compromisso em aproveitar a tecnologia de mRNA para proteger as populações vulneráveis e contribuir para um futuro mais saudável para os canadianos”.
A mRESVIA é a única vacina contra o RSV disponível em seringa precheia. Um formato que oferece uma formulação prática e pronta a utilizar que simplifica o processo de administração da vacina, poupando tempo aos profissionais de saúde e reduzindo o risco de erros administrativos. O fornecimento de mRESVIA está previsto no Canadá no início de 2025.
Para além do Canadá a mRESVIA já recebeu aprovação para administração nos EUA, na Europa e no Qatar.
O Comité Consultivo Nacional sobre Imunização do Canadá recomenda a vacinação contra o VSR para pessoas no Canadá com 75 anos ou mais, bem como para pessoas com 60 anos ou mais que residam em lares de idosos e outras instalações de cuidados crónicos. Recomenda-se que os adultos residentes na comunidade com 60 anos ou mais sejam vacinados contra o VSR como uma decisão individual após consulta com o seu médico.
“Com a aprovação do mRESVIA pela Health Canada para os canadianos com 60 anos ou mais, estamos orgulhosos de trazer a primeira vacina de mRNA contra o VSR para os canadianos num formato de seringa precheia conveniente e eficiente”, disse Stefan Raos, gestor geral da Moderna no Canadá. “Este marco destaca a importância da vacinação para adultos mais velhos, que enfrentam riscos acrescidos de VSR, e reforça a nossa dedicação ao avanço da inovação do mRNA para um impacto significativo na saúde pública”.
A aprovação da Health Canada baseia-se nos dados do ensaio clínico de Fase 3 ConquerRSV, um estudo global realizado em cerca de 37.000 adultos com 60 anos ou mais, em 22 países. Não foi identificada nenhuma preocupação séria de segurança no ensaio de Fase 3. A Moderna continua a solicitar autorizações de introdução no mercado de mRESVIA em todo o mundo.
A mRESVIA
A mRESVIA é uma vacina contra o VSR que consiste numa sequência de mRNA que codifica a glicoproteína F do VSR estabilizada na conformação de pré-fusão. A glicoproteína F é expressa na superfície do vírus e é necessária para a infeção, ajudando o vírus a entrar nas células hospedeiras. A conformação pré-fusão da proteína F é um alvo significativo de anticorpos neutralizantes potentes e é altamente conservada nos subtipos VSR-A e VSR-B. A vacina utiliza as mesmas nanopartículas lipídicas que a vacina Moderna para a COVID-19.