A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na entrada para o European Political Community em Budapeste, Hungria, voltou a felicitar Donald J. Trump pela sua clara vitória, e referiu: “Estou ansiosa para trabalhar novamente com ele para reforçar a ligação transatlântica.”
Sobre os temas a tratar em Budapeste Ursula von der Leyen disse: “Discutiremos aqui especificamente os temas para os próximos anos que temos pela frente. Mostrámos que a Europa pode assumir responsabilidades mantendo-se unida. Mostrámos isso durante a pandemia: juntos superámos o impacto económico da pandemia; demonstrámos isso na grave crise energética desencadeada pela guerra da Rússia na Ucrânia; e agora é importante prepararmos o caminho a seguir.”
Nos últimos dois anos algumas das áreas de maior deficit na União Europeia vieram a tornar-se sérios desafios. No entanto, a Presidente da Comissão Europeia, indica que os debates no encontro irão traduzirem-se em três pontos:
- “O primeiro é um plano conjunto para a competitividade, a digitalização e a descarbonização.
- O segundo é ultrapassar as nossas excessivas dependências e criar condições de concorrência mais equitativas para as nossas economias e as nossas empresas. Ambos os pontos são basicamente o relatório Draghi.
- E o terceiro elemento é aumentarmos as nossas capacidades e investimentos em defesa e criarmos mais preparação.”