O projeto ‘Fibrenamics Green’, para desenvolver produtos inovadores e sustentáveis com base em resíduos, é lançado a 2 de novembro de 2016, no Centro para a Valorização de Resíduos (CVR) da Universidade do Minho, em Guimarães. Uma iniciativa da plataforma Fibrenamics da Universidade do Minho.
Para o arranque, o projeto conta com 550 mil euros de investimento, 85% dos quais de fundos comunitários do FEDER e Norte 2020, e o valor restante por autofinanciamento.
O projeto “Fibrenamics Green” vai recorrer a metodologias de ‘sucesso’ implementadas pela plataforma Fibrenamics nos últimos cinco anos, para gerar modelos de transferência de conhecimento científico e tecnológico para o tecido empresarial, aplicáveis na criação de novos produtos com base em resíduos.
Raul Fangueiro, responsável pela plataforma Fibrenamics da Universidade do Minho, referiu que “enquanto elo entre a inovação e a cooperação multissetorial, queremos continuar o trabalho já desenvolvido com base em fibras, fazendo um acréscimo: a incorporação e a valorização de resíduos provenientes de várias indústrias”.