A Universidade do Minho (UMinho) abre de 1 a 31 de março de 2025, a primeira fase de concurso local de acesso, ao curso de Licenciatura em Música, que tem 45 vagas.
A candidatura exige o 12º ano concluído ou equivalente. A prova de ingresso de poderá ser Português+Inglês ou Português+Filosofia ou Português+História ou Português+História da Cultura e das Artes ou Matemática+Filosofia ou História+Inglês, e ainda uma prova de aptidão vocacional específica. Provas que irão decorrer de 10 de abril a 10 de maio.
A licenciatura em Música tem três anos e o regime é diurno. O curso decorre no Edifício dos Congregados, no centro de Braga. Os conteúdos programáticos abrangem três áreas especializadas: Ciências Musicais; Direção Coral e Formação Musical; e Instrumento (clarinete, contrabaixo, fagote, flauta transversal, guitarra clássica, oboé, percussão, piano, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola d’arco, violino, violoncelo).
O curso é ministrado por um corpo docente especializado e a metodologia usada estimula o intercâmbio no ensino superior europeu e com vários projetos na comunidade, como o Coro e Orquestra Académica da UMinho. O diretor da licenciatura, Vítor Matos, releva que “os índices elevados de empregabilidade, bem como o provável acesso a uma pós-graduação no ensino ou a profissões como instrumento e direção coral, pesquisa musicológica, edição, crítica, divulgação/gestão do património musical e atividades culturais”, tornam o curso numa adequada aposta no futuro profissional.