Começa dia 22 de julho e termina dia a 5 de agosto a candidatura dos estudantes na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) para o período de 2024 a 2025. A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) disponibiliza 1702 vagas para os seus 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado.
A Universidade transmontana tem vindo a desenvolver uma oferta formativa de qualidade, onde se situa a mais recente oferta de licenciatura em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes”.
“Temos procurado atuar para garantir as melhores condições para aprender, ensinar e investigar, trabalhando empenhadamente para que a UTAD esteja na primeira linha das opções dos estudantes nacionais e internacionais”, referiu Jorge Ventura, vice-reitor para a Educação, citado em comunicado da instituição.
Jorge Ventura esclareceu: “Este ano e pela primeira vez, estamos entre as 250 melhores universidades do mundo fundadas há menos de 50 anos, de acordo com o prestigiado ranking do ‘Times Higher Education World University’. Mais uma boa razão para que os candidatos ao Ensino Superior encontrem o seu lugar na UTAD”.
Entre os cursos como maior número de vagas estão a Engenharia Informática, com 148, as Ciências do Desporto, com 125, a Enfermagem com 95 e a Medicina Veterinária, com 92.
O campus da UTAD, que se localizada no maior jardim botânico da Península Ibérica, também irá acolher os 25 novos estudantes de licenciatura em “Cidades Sustentáveis e Inteligentes”. Uma oferta que permitirá adaptar as cidades às alterações climáticas e usar as tecnologias digitais para torná-las mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Em todo o país o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior tem 55.166 vagas disponíveis nas universidades e politécnicos nacionais para o ano letivo 2024 /2025. Um aumento de 158 vagas em relação ao ano anterior. Também se verifica um contingente reservado a lusodescendentes que representa 7% do total das vagas nacionais.
A UTAD lembra que a 1.ª fase de candidaturas decorre até 5 de agosto, e que deve ser submetida através do website da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES). No entanto, para os candidatos do contingente prioritário, que inclui emigrantes, seus familiares residentes e lusodescendentes, assim como os candidatos com ensino secundário completado no estrangeiro e que solicitam substituição de provas de ingresso, a 1.ª fase termina a 29 de julho.
De acordo com o calendário de ingresso no ensino superior, os resultados da 1.ª fase do CNAES serão conhecidos a 25 de agosto, data a partir da qual os estudantes podem efetivar a matrícula até 29 de agosto. O calendário das candidaturas ao Ensino Superior prevê ainda mais duas fases: de 26 de agosto a 4 de setembro, a 2.ª fase, e de 21 a 24 de setembro, a 3.ª fase.