Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro atrai estudantes na 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro atrai estudantes na 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro atrai estudantes na 1.ª fase de acesso ao Ensino Superior. Foto: DR

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) foi uma escolha de muitos estudantes na 1.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) 2024/2025, que ocuparam 1561 vagas das 1702 abertas.

De acordo com a UTAD e com base nos dados da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) 91,7% das vagas foram preenchidas, tendo 1390 estudantes candidatos escolhido a Universidade transmontana como primeira opção para frequentar o Ensino Superior.

A preferência manifestada pelos estudantes leva Emídio Gomes, Reitor da Universidade, a afirmar que “a UTAD volta a apresentar um excelente resultado, evidenciando a consolidação deste destino universitário em patamares muito elevados, o que só aumenta a nossa responsabilidade”.

Sobre as médias de entrada, verifica-se que os cursos de Medicina Veterinária, com 16,7 valores, de Psicologia, com 16,4 valores, e Gestão, com 16,1 valores, são os de mais classificação mais elevada.

Assim, dos 38 cursos de licenciatura e mestrado integrado, 23 preencheram a totalidade das vagas nesta 1.ª fase. Os cursos de Engenharia Informática, Ciências do Desporto, Enfermagem, Medicina Veterinária, Psicologia e Gestão são os que registam o maior número de estudantes colocados.

Um dos destaques à assinalar é, tal como vem ocorrendo nos últimos anos, o curso de licenciatura em Educação Básica, ocupou 100% das vagas logo na 1.ª fase do concurso.

Agora, os estudantes colocados na UTAD deverão fazer o processo de inscrição – que decorre exclusivamente online, – entre 26 e 29 de agosto. Sendo que para a 2.ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, que decorrerá de 26 de agosto a 4 de setembro, a UTAD disponibilizará pelo menos 149 vagas, número que dependerá da concretização das inscrições (matriculas) dos estudantes colocados na 1ª fase.