A Unicorn Factory Lisboa anunciou em 9 de novembro, na Factory Lisbon no Hub Criativo do Beato, as novas 8 scaleups que integram a terceira edição do programa Scaling Up, que decorre durante os próximos oito meses. Este novo grupo junta-se às edições anteriores que, no total, perfazem já 24 scaleups apoiadas, no decorrer de apenas 10 meses do Programa Scaling Up, da Unicorn Factory Lisboa.
O terceiro cohort inicia o programa, com elevado potencial, tendo levantado mais de 45 milhões de euros em diversas rondas de investimento. Juntamente com as scaleups das edições anteriores, o total de investimento já ultrapassa os 150 milhões de euros. De destacar, a BHOUT, que obteve o maior investimento em rondas seed em Portugal, levantando 10 milhões de euros.
“O Programa Scaling Up tem vindo a confirmar o seu valor com a atração de scaleups de maior potencial interessadas em fazer parte do programa de crescimento após duas edições de sucesso. É já um programa de referência que demonstra que o trabalho que estamos a desenvolver tem tido um impacto muito significativo no ecossistema, apoiando empresas de elevado potencial a acelerar o seu crescimento. Após concluirmos a primeira edição, e termos uma segunda edição a decorrer, continuamos com muito interesse por parte de empresas em grande expansão para se envolverem com o projeto e tirarem partido do Programa”, explicou Gil Azevedo, Diretor Executivo da Unicorn Factory Lisboa, citado em comunicado.
Ao longo do último ano, o programa recebeu mais de 100 candidaturas. A seleção das scaleups tem por base critérios de admissão específicos e alinhados com a tipologia de programa oferecido. Estes critérios incluem o estágio atual de desenvolvimento: investimento angariado relevante, equipa forte e estruturada, produto ou serviço em comercialização e tração de crescimento, bem como a adequação ao programa: capacidade de apoio dos parceiros, potencial de negócio futuro e planos de expansão internacional.
A nova edição continua a contar com o forte apoio dos especialistas, mentores, investidores e empresas corporate, dos quais se destacam parceiros estratégicos do programa, Grupo Brisa, Google, Galp, Delta Cafés, Cuatrecasas, Fidelidade, BPI e PwC, tendo recentemente anunciado a entrada do unicórnio Glovo, da KPMG, Webhelp, Tydex, OVH Cloud e 33NVentures para a lista de parcerias corporate, perfazendo mais de 70 parceiros corporate e de investimento atuais.
A sessão de arranque da terceira edição do Scaling Up Program contou com o testemunho dos fundadores da primeira edição: Afonso Pinheiro (Pleez), Milana Dovzhenko (Bairro) e Marcos Azeredo (Leadzai), que partilharam as suas experiências. O programa também contou com uma conversa com Steve Cadigan: primeiro Diretor de Recursos Humanos do LinkedIn, durante toda a fase de crescimento e especialista do Programa no módulo de “Liderança e Cultura” – e com o Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
As scaleups que integram esta terceira edição são:
■ Bhout, Sports Tech: A BHOUT é uma empresa de jogos que se alia ao fitness e criou o “primeiro saco de boxe com cérebro”, combinando sensores no saco com visão computorizada 3D, inteligência artificial inovadora e aprendizagem automática.
■ Enline, CleanTech: A Enline é um fornecedor líder de tecnologia inovadora de gémeos digitais e de soluções baseadas em dados para ativos energéticos. A sua missão é transformar a forma como as empresas monitorizam, mantêm e otimizam os seus ativos energéticos, promovendo a eficiência e a sustentabilidade em todo o sector.
■ iLoF, HealthTech: A iLoF é uma empresa de saúde digital pioneira numa plataforma de IA inovadora para acelerar o futuro da descoberta e desenvolvimento de medicamentos personalizados. Através de IA e fotónica avançadas, a iLoF recolhe quantidades massivas de dados para construir uma biblioteca digital de biomarcadores e perfis biológicos, reunindo físicos, biólogos e cientistas de dados de classe mundial para levar mais rapidamente aos pacientes tratamentos personalizados que salvam vidas.
■ KIT-AR, Industrial Tech: A KIT-AR fornece uma plataforma industrial de Realidade Aumentada que melhora digitalmente os seus trabalhadores para aumentar a sua produtividade, melhorar a qualidade e reduzir quaisquer erros dispendiosos. A plataforma fornece aos trabalhadores conjuntos de instruções personalizadas adaptadas ao seu contexto, complementadas por um controlo de qualidade automatizado para avaliar a conclusão correta do trabalho realizado. Além disso, a plataforma monitoriza o trabalho realizado para obter informações valiosas para a otimização contínua do processo.
■ Maven, HealthTech: A Maven é uma plataforma pioneira baseada em IA concebida para transformar os cuidados veterinários, permitindo a deteção precoce de problemas de saúde, reduzindo a necessidade de intervenções de emergência e actualizações constantes para os donos dos animais. A sua integração nas clínicas simplifica as operações, permitindo que os veterinários prestem cuidados proactivos de alto nível de forma eficiente, com um diagnóstico mais rápido e eficaz. A tecnologia inteligente da plataforma interpreta os dados dos animais de estimação em tempo real, oferecendo aos veterinários uma ferramenta poderosa para melhorar os resultados de saúde dos animais de estimação sem o constrangimento de orçamentos apertados ou horários sobrecarregados, ao mesmo tempo que promove relações mais fortes entre o veterinário e o proprietário do animal de estimação.
■ Nutrium, HealthTech: Reconhecendo o impacto significativo do trabalho nos nossos hábitos alimentares, a Nutrium colabora com as empresas para melhorar a literacia nutricional e fornecer acesso gratuito a nutricionistas de topo a todos os funcionários, em todo o mundo. Estes profissionais estão prontamente disponíveis através da aplicação Nutrium, prestando assistência de forma proactiva sempre que necessário. A abordagem inovadora dá prioridade à orientação personalizada, promovendo hábitos alimentares saudáveis.
■ Oscar, Home Services: A OSCAR é uma aplicação de serviços ao domicílio a pedido com mais de 150 serviços de reparação, limpeza e lavandaria a preço fixo. Foi lançada em Portugal em 2021, onde detém a posição de líder de mercado, e expandiu-se recentemente para Madrid. A empresa está a registar um crescimento de 50% QoQ, alcançando um GMV anual de mais de 4,6 milhões de euros, com uma forte economia unitária.
■ ValuesCo, Ad Tech: A ValuesCo permite que marcas, organizações sem fins lucrativos e editores de media lancem campanhas de ação colectiva virais para adquirir novos clientes e envolver profundamente os atuais. Reinventaram a publicidade digital numa experiência participativa para o futuro da Internet, que converte melhor, capta dados primários opt-in e gera resultados de impacto mensuráveis, transformando as compras de media de ciclo fechado e limitadas no tempo em construção de comunidades ricas em dados.