União Europeia irá impor novas medidas restritivas contra o Irão, nomeadamente no que diz respeito aos veículos aéreos não tripulados (UAV) e aos mísseis, indica o Conselho Europeu nas conclusões da reunião de 17 de abril, e ao mesmo tempo indica que a União Europeia continua plenamente empenhada em contribuir para o desanuviamento e a segurança na região.
O Conselho Europeu condenou o ataque do Irão contra Israel, um ataque que se seguiu à destruição por ataque aéreo do consulado do Irão em Damasco, na Síria, onde terão sido mortos vários iranianos.
Sobre a crise em Gaza, o Conselho Europeu pretende ver aplicada a Resolução 2728 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, de um cessar-fogo imediato e a libertação incondicional de todos os reféns, bem como facultando o acesso pleno, rápido, seguro e sem entraves à ajuda humanitária em grande escala para os palestinianos necessitados.
O Conselho indica que a União Europeia continua firmemente empenhada numa paz duradoura e sustentável baseada na solução assente na coexistência de dois Estados.
A União Europeia irá apoiar as pessoas mais vulneráveis no Líbano, incluindo os refugiados, as pessoas deslocadas internamente e as comunidades de acolhimento necessitadas, e em prestar apoio para combater o tráfico de seres humanos e a introdução clandestina de migrantes. Por outro lado o Conselho Europeu reafirma a necessidade de criar condições para o regresso seguro, voluntário e digno dos refugiados sírios, tal como definidas pelo ACNUR.