União Europeia vai fornecer à Ucrânia, em 2025, mais 30 mil milhões de euros

União Europeia vai fornecer à Ucrânia, em 2025, mais 30 mil milhões de euros
União Europeia vai fornecer à Ucrânia, em 2025, mais 30 mil milhões de euros. Foto: © UE

O Presidente do Conselho Europeu, António Costa, esclareceu em conferência de imprensa, que a reunião do Conselho Europeu, de 19 de dezembro de 2024, concentrou-se em duas questões principais: a Ucrânia e a União Europeia no mundo.

Sobre a Ucrânia, referiu António Costa, “a mensagem continua cristalina: a União Europeia está unida no apoio à Ucrânia para ganhar uma paz abrangente, justa e duradoura. Não qualquer paz, não capitulação. Somente a Ucrânia, como o país agredido, pode legitimamente definir o que significa paz, e se e quando as condições forem atendidas para negociações confiáveis.”

Com a União Europeia e a Ucrânia à espera de 20 de janeiro de 2025, tomada de posse do novo Presidente dos EUA, o Presidente do Conselho Europeu referiu que “não é o momento de especular sobre diferentes cenários” mas “para colocar a Ucrânia numa posição de força para o que vem a seguir”.

É conhecido que os líderes europeus possuem diferentes posições sobre a guerra na Ucrânia, na perspetiva militar, pelo que António Costa indicou apenas as medidas que já tinham sido adotadas, como “o 15º pacote de sanções contra a Rússia” que tem como principal alvo a “frota sombra”.

Entretanto, lembrou que a União Europeia já transferiu para a Ucrânia cerca de 130 mil milhões de euros em apoio financeiro e que em 2025 irão ser entregues mais 30 mil milhões de euros. Além disso, referiu que Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia irá “explorar maneiras e meios de aumentar o apoio à Ucrânia”.