União Europeia vai elevar tarifas sobre importações de veículos elétricos da China

União Europeia vai elevar tarifas sobre importações de veículos elétricos da China
União Europeia vai elevar tarifas sobre importações de veículos elétricos da China. Foto: Rosa Pinto

A proposta da Comissão Europeia de impor tarifas sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China recebe apoio necessário dos Estados-Membros da União Europeia para a adoção de tarifas. No entanto, alguns Estados-Membros apresentam dúvidas sobre a proposta.

Em comunicado a Comissão Europeia indica que paralelamente, a União Europeia e a China continuam a trabalhar para explorar uma solução alternativa que, no entanto, seja totalmente compatível com a Organização Mundial do Comércio (OMC), adequada para fazer face às subvenções prejudiciais estabelecidas pela investigação da Comissão, monitorizável e executória.

A Comissão Europeia indica que até 30 de outubro de 2024 será publicado regulamento sobre as tarifas a aplicar aos veículos elétricos a bateria, provenientes da China.

Em outubro de 2023, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, referiu que “o setor de veículos elétricos tem um enorme potencial para a competitividade futura da Europa e liderança industrial verde. Os fabricantes de automóveis da União Europeia e setores relacionados já estão a investir e inovar para desenvolver totalmente esse potencial”.

Mas Ursula von der Leyen acrescentou: “Sempre que encontrarmos evidências de que seus esforços estão a ser impedidos por distorções de mercado e concorrência desleal, agiremos decisivamente”. Agora após a investigação antissubsídios a Comissão Europeia propõe como solução o aumento de tarifas aos veículos elétricos a bateria, provenientes da China.