A proposta da Comissão Europeia de impor tarifas sobre as importações de veículos elétricos a bateria da China recebe apoio necessário dos Estados-Membros da União Europeia para a adoção de tarifas. No entanto, alguns Estados-Membros apresentam dúvidas sobre a proposta.
Em comunicado a Comissão Europeia indica que paralelamente, a União Europeia e a China continuam a trabalhar para explorar uma solução alternativa que, no entanto, seja totalmente compatível com a Organização Mundial do Comércio (OMC), adequada para fazer face às subvenções prejudiciais estabelecidas pela investigação da Comissão, monitorizável e executória.
A Comissão Europeia indica que até 30 de outubro de 2024 será publicado regulamento sobre as tarifas a aplicar aos veículos elétricos a bateria, provenientes da China.
Em outubro de 2023, Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, referiu que “o setor de veículos elétricos tem um enorme potencial para a competitividade futura da Europa e liderança industrial verde. Os fabricantes de automóveis da União Europeia e setores relacionados já estão a investir e inovar para desenvolver totalmente esse potencial”.
Mas Ursula von der Leyen acrescentou: “Sempre que encontrarmos evidências de que seus esforços estão a ser impedidos por distorções de mercado e concorrência desleal, agiremos decisivamente”. Agora após a investigação antissubsídios a Comissão Europeia propõe como solução o aumento de tarifas aos veículos elétricos a bateria, provenientes da China.