Para a União Europeia um dos grandes desafios colocados pelo conflito Rússia – Ucrânia é a sua dependência energética. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na sua visita a Espanha, referiu: “Uma coisa é muito clara: a União Europeia deve livrar-se da dependência do petróleo, gás e carvão russos. Para isso, temos que diversificar a oferta, melhorar a eficiência energética e investir massivamente em renováveis.”
No entender de Ursula von der Leyen o investimento em renováveis é “estratégico na nossa segurança de abastecimento, mas também na saúde do nosso planeta”. Nesta área reconheceu que a Espanha vai no bom caminho “com sua impressionante parcela de energias renováveis – e no mix energético nacional, as energias renováveis desempenham o papel principal. Com as grandes capacidades de GNL. Mas também com o impressionante know-how e os players industriais no campo das energias renováveis.”
Para Ursula von der Leyen a Espanha pode desempenhar um papel importante no fornecimento de energia a outros países europeus e para isso é necessário trabalhar “nas interligações entre a Península Ibérica e o resto da União Europeia”, o que é neste momento “uma das grandes prioridades”.
Entretanto a prioridade, neste momento, é “ajudar os consumidores, as famílias e as empresas que têm, de facto, problemas com as elevadas faturas de energia”. Um tema de deve ser discutido na próxima cimeira informal de Versalhes.