União Europeia prorroga mandatos das missões civis de segurança nos territórios palestinianos

União Europeia prorroga mandatos das missões civis de segurança nos territórios palestinianos
União Europeia prorroga mandatos das missões civis de segurança nos territórios palestinianos

O Conselho da União Europeia prorrogou até 30 de junho de 2025 os mandatos das missões civis da Política Comum de Segurança e Defesa para os Territórios Palestinos, nomeadamente a Missão de Assistência Fronteiriça da União Europeia para o Ponto de Passagem de Rafah (UBAM Rafah) e a Missão de Polícia da União Europeia para o Territórios Palestinianos (EUPOL COPPS).

A EUBAM Rafah foi lançada em novembro de 2005, na sequência da retirada israelita de Gaza. Atualmente a EUBAM Rafa continua a aconselhar e a prestar assistência técnica em matéria de gestão integrada das fronteiras à Administração Geral Palestiniana de Fronteiras e Travessias, com sede em Jericó, e a apoiar projetos de facilitação do comércio e processamento de passaportes biométricos.

Mas a EUBAM Rafah está mandatada para garantir a presença de terceiros no posto de passagem de Rafah, entre a Faixa de Gaza e o Egipto, e para criar confiança entre o Governo de Israel e a Autoridade Palestiniana. No entanto, este mandato está suspenso desde que o Hamas assumiu o controlo de Gaza em 2007.

Mas a missão, chefiada por Nataliya Apostolova, mantém a disponibilidade para se deslocar para o ponto de passagem de Rafah assim que estiverem reunidas todas as condições necessárias para um destacamento eficaz e seguro.

A EUPOL COPPS foi lançada em Janeiro de 2006 e é dirigida por Karin Limdal. O atual mandato da missão centra-se no apoio à Polícia Civil Palestiniana e a instituições judiciais mais amplas, nas áreas do policiamento e de mecanismos mais amplos de justiça criminal, contribuindo para as reformas do sector da segurança e da justiça palestinianas.

Nas suas conclusões de 21 e 22 de março de 2024, o Conselho Europeu reiterou que a União Europeia continua firmemente empenhada numa paz duradoura e sustentável baseada na solução de dois Estados e que os palestinianos e os israelitas têm o mesmo direito de viver em segurança, dignidade e paz. O Conselho Europeu recordou também que a EUPOL COPPS e a UE BAM Rafa podem desempenhar um papel importante no apoio aos esforços de construção do Estado palestiniano.