O presidente do Comité de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, Bernd Lange, comentou que a decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, de aplicar uma tarifa de 25% sobre carros importados, a partir de 2 de abril de 2025, referindo que com as tarifas cada carro novo nos EUA ficará muito mais caro.
O eurodeputado afirmou: “Sob o falso pretexto de segurança nacional” o presidente dos EUA, “está a tentar justificar todos os tipos de medidas tarifárias ilegais e prejudiciais sem nenhuma consideração sobre o impacto prejudicial para trabalhadores, empresas e, acima de tudo, consumidores.”
“Infelizmente, isso parece apenas a salva de abertura de novas tarifas ilegais em 2 de abril. Como UE, sempre à procura de soluções e resultados negociados, como mostra a recente viagem do comissário de comércio Sefcovic. Mas, aparentemente, precisamos chegar a uma escalada antes que os EUA estejam dispostos a sentar-se e a negociar”, referiu Bernd Lange.
Para o eurodeputado “uma coisa é clara: não nos deixaremos ser pressionados pelos EUA. Estamos prontos para todas as opções e responderemos com firmeza e força. As nossas contramedidas sobre aço e alumínio não serão suficientes. Se os EUA atacarem ilegalmente nossos principais interesses económicos, a UE deve colocar tarifas sobre serviços digitais nos quais os EUA têm um enorme superávit, na mesa, com o objetivo final de chegar a um resultado negociado.”