A União Europeia atrás do Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, declarou apoiar totalmente o apelo dos líderes dos EUA, Egito e Catar para a conclusão das negociações entre Israel e o Hamas com acordo de cessar-fogo e de libertação de reféns e detidos, em Gaza.
“A UE tem apoiado consistentemente os esforços incansáveis dos EUA, Egito e Catar para facilitar as negociações para pôr fim ao conflito e saudou a adoção da Resolução 2735 do Conselho de Segurança da ONU, com base nos princípios delineados pelo Presidente Biden em 31 de maio de 2024. Em junho passado, os líderes da UE, embora reconhecendo o direito de Israel de se defender, pediram a implementação total dos termos da proposta de cessar-fogo, sem demora e sem condições.
A UE reiterou repetidamente sua profunda preocupação com a situação em Gaza e lamentou a perda de vidas civis, notando o número inaceitável de vítimas civis. O acordo sobre cessar-fogo e libertação de reféns e detidos é urgentemente necessário. Esse acordo também abrirá caminho para uma desescalada regional”, declarou Josep Borrell.