A União Europeia (UE) está a apoiar 37 projetos para a criação de uma rede de transportes ambientalmente sustentável e com troços de infraestruturas para dupla utilização civil e de defesa militar. O valor investido é de 425 milhões de euros.
A Comissária de Transportes da UE, Adina-Ioana Vălean, disse: “A infraestrutura de transporte da Europa é fundamental para nossa segurança, é por isso que estamos a tomar medidas concretas para apoiar investimentos que a tornem adequada, não apenas para uso civil, mas também para a nossa defesa”.
O concurso para Mobilidade Militar, que será lançado em maio, irá apoiar 22 projetos com 339 milhões de euros. Os projetos devem garantir a adaptação das infraestruturas para melhorar conjuntamente a mobilidade civil e militar na UE, tornando-a compatível com a dupla utilização.
Os projetos podem incluir melhorias na infraestrutura ferroviária para permitir a circulação de comboios maiores e mais pesados, o aumento da capacidade de portos e aeroportos e o reforço de pontes rodoviárias.