A União Europeia está a mobilizar mais 500 geradores de energia elétrica a partir das suas reservas estratégicas rescEU para reforçar a resiliência energética da Ucrânia.
A Rússia tem vindo a atacar a infraestrutura energética ucraniana e apesar dos esforços das autoridades locais, é impossível restaurar todas as redes elétricas destruídas no prazo de um ano.
A partir das reservas de emergência rescEU da União Europeia alojadas na Polónia, os geradores variam entre os 12,5 kVA e os grandes geradores de 1.000 kVA, capazes de fornecer energia a hospitais em caso de cortes de energia. O valor financeiro dos 500 geradores de energia enviados para a Ucrânia é de 16,5 milhões de euros. Os geradores serão fornecidos a diferentes ministérios ucranianos. O objetivo é garantir um fornecimento suficiente de eletricidade durante os meses frios e escuros, mas também manter em funcionamento serviços vitais como hospitais, tratamentos de águas residuais e estações de aquecimento. Por exemplo, 40 dos 500 geradores são destinados a escolas.
No total, e com esta nova remessa já foram enviados para a Ucrânia mais de 5 500 geradores de eletricidade, através do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, que inclui ofertas dos Estados-Membros e 2.178 dos próprios arsenais rescEU da União Europeia que servem como uma camada de proteção adicional. Além dos geradores, a União Europeia tem fornecido outros fornecimentos de energia vitais à Ucrânia, como transformadores, autotransformadores, equipamentos de alta tensão e lâmpadas LED.