Os Estados-Membros da União Europeia (UE), como a Alemanha, Roménia e Finlândia já disponibilizaram ajuda à Líbia em face da catástrofe das inundações que ocorreram no território que causaram dezenas de milhar de vítimas.
A ajuda foi feita na sequência do pedido de assistência internacional apresentado ontem pela Missão Permanente do Estado da Líbia junto do Gabinete das Nações Unidas em Genebra, o Mecanismo de Proteção Civil da UE foi ativado para apoiar a Líbia.
Os Estados-Membros oferecem, através do Mecanismo de Proteção Civil da UE, uma assistência substancial sob a forma de artigos de abrigo, tais como tendas, camas e cobertores, 80 geradores, produtos alimentares, bem como tendas hospitalares e reservatórios de água.
O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da UE está pronto a coordenar novas ofertas de assistência. Além disso, a UE disponibilizou um montante inicial de 500.000 euros de financiamento humanitário para dar resposta às necessidades mais urgentes das pessoas na Líbia afetadas pelo impacto da tempestade Daniel.
O financiamento será canalizado através de parceiros que operam no terreno para fornecer serviços de saúde, abastecimento de água e saneamento vitais em resposta às inundações no Leste da Líbia.