A União Europeia (UE) e a Noruega assinaram um acordo administrativo para uma contribuição financeira voluntária da Noruega para a Missão de Assistência Militar da União Europeia de apoio à Ucrânia (EUMAM Ucrânia), para 2023.
Para Josep Borrell, Alto Representante para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança “o apoio financeiro da Noruega à Missão de Assistência Militar da UE para a Ucrânia dará um impulso adicional para treinar e equipar as Forças Armadas ucranianas enquanto continuam sua corajosa luta contra a agressão russa”.
Em 31 de outubro, o governo norueguês anunciou a decisão de apoiar a EUMAM Ucrânia com uma contribuição financeira voluntária de 150 milhões de coroas norueguesas (aproximadamente 14,5 milhões de euros) para o Fundo Europeu de Paz.
O acordo agora assinado vai permitir o apoio da Noruega ao treino e equipamento das Forças Armadas ucranianas no quadro da Missão de Assistência Militar da UE.
Como indicado com o comunicado do Conselho da UE, esta é a primeira vez que um país terceiro faz uma contribuição financeira para o Fundo Europeu de Paz, e “é uma confirmação da estreita cooperação da Noruega com a UE em questões de segurança e defesa e seu firme apoio à defesa da Ucrânia de sua liberdade e soberania”.