A União Europeia (UE) coordena voo de ajuda humanitária aos palestinianos em Gaza. Uma ajuda constituída por 51 toneladas de medicamentos, artigos médicos e material educativo da Unicef. O voo partiu de Copenhaga para o Egipto.
Depois deste voo a Comissão Europeia indicou que se seguirão outros que fazem parte da operação de ponte aérea humanitária da UE, que transporta bens essenciais fornecidos por parceiros para uma rápida implantação no terreno.
A UE financia o custo total de todos os voos e apoia a coordenação das operações no âmbito da Capacidade Europeia de Resposta Humanitária, esclareceu a Comissão Europeia.
Em nota de imprensa a Comissão Europeia refere que os próximos voos estão programados para serem lançados nas próximas duas semanas. Além da UNICEF, entre os parceiros que fornecem a carga humanitária estão a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Programa Alimentar Mundial (PMA), a Organização Internacional para as Migrações (OIM), o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV).
Os bens de ajuda entregues serão utilizados para intensificar a resposta humanitária à recente escalada de violência que afeta as pessoas em Gaza, onde a já terrível situação continua a deteriorar-se.
A Comissão Europeia lembrou que a operação de ponte aérea humanitária já realizou dois voos de ajuda a Gaza, em 16 e 19 de outubro, que transportaram um total de 56 toneladas de abastecimentos pela UNICEF.
A ajuda humanitária da UE é canalizada exclusivamente através de organizações humanitárias registadas, incluindo agências da ONU, organizações não-governamentais (ONG) internacionais e organizações internacionais como a Cruz Vermelha/Crescente Vermelho.