A União Europeia irá apoiar Arménia com base num Plano de Resiliência e Crescimento no valor de 270 milhões de euros em subvenções, ao longo dos próximos 4 anos. Ursula von der Leyen referiu que a União Europeia irá investir “para tornar a economia e a sociedade arménias mais robustas e resistentes aos choques. Apoiaremos os seus negócios, os seus talentos, em particular as suas pequenas e médias empresas, para que possamos ajudá-los a crescer, a inovar e a aceder a novos mercados.”
A presidente da Comissão Europeia afirmou que irão a ser feitos investimentos em projetos-chave de infraestrutura, na Arménia, e destacou o cabo elétrico do Mar Negro, que indicou como “uma nova rota de transmissão cheia de oportunidades”, dado que pode “trazer energia limpa e renovável para a Europa”.
Outra das áreas de investimento da União Europeia na Arménia é “na produção de energias renováveis” e “em melhores interligações com a Geórgia”, como como será explorado “o transporte transfronteiriço, se e quando as condições o permitirem.”
Ursula von der Leyen indicou: “Finalmente, apresentamos hoje novas medidas para a segurança aérea e nuclear e para a diversificação do comércio”, com a Arménia.
O Plano Económico e de Investimento já existente da União Europeia para a Arménia, já mobilizou mais de 500 milhões em investimentos, mas com recente Plataforma de Coordenação de Investimentos, vão ser identificados “conjuntamente novos projetos, acelerar o ritmo e maximizar o potencial dos nossos investimentos no terreno”, afirmou Ursula von der Leyen.
“É claro que a União Europeia continuará a apoiar as reformas na Arménia através de aconselhamento, apoio técnico e financiamento”, acrescentou a presidente da Comissão Europeia.