A Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou em Beirute, que a União Europeia (UE) irá fornecer ao Líbano, um pacote de assistência financeira no valor de mil milhões de euros de 2024 a 2027.
O apoio financeiro irá permitir reforçará os serviços básicos, como a educação, a proteção social e a saúde, para a população do Líbano. Um apoio que irá acompanhar as reformas económicas, financeiras e bancárias urgentes.
Além disso, a Presidente da Comissão Europeia indicou que será prestado apoio às Forças Armadas Libanesas e outras forças de segurança com equipamento e formação para a gestão das fronteiras e para a luta contra o contrabando.
“A minha visita de hoje é um forte testemunho do apoio contínuo da UE ao Líbano e ao seu povo. Esta foi também a mensagem clara dos líderes europeus na nossa última cimeira, e estão empenhados em fornecer um forte apoio financeiro ao país, tendo em conta os desafios significativos que enfrenta. Os mil milhões de euros até 2027 proporcionarão a assistência tão necessária ao povo do Líbano e contribuirão para a sua segurança e estabilidade, declarou Ursula von der Leyen.
Desde 2011, o apoio da UE ao Líbano ascende a mais de 3 mil milhões de euros, incluindo 2,6 mil milhões de euros para apoiar os refugiados sírios, bem como as comunidades de acolhimento no Líbano.